quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Rode o Windows 3.1 no browser

por Mauricio Grego

 
O site de Michael Vincent: a interface imita o Windows 3.1

O site de Michael Vincent: a interface imita o Windows 3.1

Para os saudosistas de plantão, o programador americano Michael Vincent criou um simulador do Windows 3.1.

O simulador serve de interface para o site pessoal de Vincent. É uma volta ao tempo em que o Windows não tinha menu Iniciar e não suportava o botão direito do mouse. Estão lá alguns dos acessórios, como o bloco de notas, e até o joguinho Campo Minado, que roda perfeitamente (mas o truque de pressionar os dois botões do mouse simultaneamente não funciona). Não há sinal do Gerenciador de Arquivos, peça fundamental dessa versão do Windows. De estranhos, há links para o conteúdo do site, itens que, obviamente, não faziam parte do Windows 3.1. O simulador funciona com o Firefox 3.x e também com o Internet Explorer 7 ou 8.

Lançado em abril de 1992, o Windows 3.1 tinha arquitetura de 16 bits e rodava sobre o MS-DOS como se fosse um aplicativo. Foi a primeira versão do Windows a se tornar popular. Assim, ele levou a interface gráfica e o mouse ao PC, oferecendo uma alternativa viável ao Macintosh. Seu gerenciador de memória estendida quebrou a barreira dos 640 KB que existia no DOS, permitindo o desenvolvimento de aplicativos mais complexos. Também foi no Windows 3.1 que estrearam as fontes TrueType e os recursos de multimídia agrupados sob o nome Video for Windows.

O Windows 3.1 ficou conhecido, ainda, por travar completamente em algumas situações. Uma tela azul aparecia com a mensagem de General Protection Fault, a famosa GPF. E o jeito era teclar Ctrl+Alt+Del. Felizmente, Michael Vincent não incluiu esse comportamento em seu simulador.