segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Instale 12 utilitários competentes no PC

Fabiano Candido, de INFO Online

SÃO PAULO – Não está contente com os utilitários que equipam o Windows? Então troque-os por programas mais potentes que integram esse pacote de aplicativos feito pelo Downloads INFO.

Os utilitários, todos gratuitos, têm mais recursos que as aplicações do Windows. Além disso, eles são mais fáceis de usar e contam com atualizações constantes.

Revo Unistaller: não consegue remover um programa do Windows? Então baixe o Revo Uninstaller, um utilitário que oferece diversos métodos para remover programas do Windows. É uma excelente ferramenta para quem não confia no desinstalador do Windows.

Defraggler: programa bastante rápido para desfragmentar o disco rígido do PC. Além de uma interface bastante intuitiva, ele é dono de recursos interessantes, como o relatório personalizado e o desfragmentador depastas.

SyncToy: o aplicativo é a salvação de quem deseja ter os mesmos dados em mais de dois micros. O software sincroniza arquivos entre duas pastas quaisquer, que podem estar em micros diferentes. É um utilitário prático para quem quer manter cópias atualizadas de arquivos no notebook e num micro de mesa – ou, se quiser, em um pen drive.

Comodo Backup: com esse aplicativo, fica fácil criar um backup das fotos, músicas, documentos ou qualquer outro tipo de dado. O software é capaz de armazenar as informações do backup em pen drives, HDs internos e externos, pastas especificas, diretórios de rede, mídias de DVD e CD e até em um servidor FTP.

VirtuaBox: que tal rodar um Linux dentro do Windows? Essa tarefa é bem simples com esse utilitário que permite a criação de máquinas virtuais dentro do sistema da Microsoft.

Sandra Lite: esse programa, além de revelar o que tem dentro do computador, descobre o poder dos componentes. E ele faz isso com maestria ao realizar testes pesados na CPU, no BIOS, na placa de vídeo e em outros hardware do PC.

CCleaner: um dos programas mais conhecidos para limpar os arquivos inúteis do Windows. O software não para por aí: ele também apaga os dados desnecessários do Registro do Windows e dá fim aos arquivos temporários do navegador.

Glary Utilities 2: o software não tem apenas uma interface bonitinha e fácil de usar. Debaixo do capô do Glary há um motor capaz de analisar o Windows e corrigir possíveis erros que causam lentidão no sistema.

Recuva: desenvolvido pelos mesmos criadores do CCleaner (um programa que limpa os arquivos inúteis do Windows), o Recuva funciona muito bem na recuperação de arquivos multimídias, como músicas, fotos e vídeos. Nele, o internauta encontra uma boa ferramenta para refinar a busca pelos dados apagados.

EASEUS Partition Master 4: um software indispensável para quem precisa dividir o HD em duas ou mais partições – ou expandir e diminuir o tamanho de uma unidade do disco. Essa versão gratuita, no entanto, não funciona em sistemas operacionais Windows de 64 bits.

PeaZip: construído como código aberto, esse software é compatível com os formatos 7z, ZIP, GZIP, BZIP2, TAR e RAR. Dono de uma interface intuitiva, o programa também tem um método de compactação próprio, com alto poder de compactação.

CutePDF: tem vezes que precisamos transformar um documento em um PDF. A maneira mais simples de fazer esse trabalho é com o CutePDF, um utilitário que permite a criação de PDF a partir de qualquer programa do Windows.