quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Nexus One detona rebelião mundial contra o Google

nexus-one

O Google começou 2010 com o pé esquerdo. O lançamento do smartphone Nexus One, vendido em uma loja virtual da empresa, tem causado revolta pelo mundo.

Internautas de diferentes países ficaram decepcionados por não poderem comprar o aparelho. Por enquanto, o modelo está disponível apenas para consumidores dos Estados Unidos, Reino Unido, Cingapura e Hong Kong. Desenvolvido a partir de uma série de exigências de hardware feitas pelo Google à HTC, o Nexus One traz uma das configurações mais completas entre os dispositivos com sistema Android.

As notícias sobre o lançamento do telefone "vazaram" no fim de dezembro e despertaram o interesse de milhares de pessoas em todo o planeta. Rumores indicavam que a empresa venderia o celular, desbloqueado, para vários países. Não foi o que ocorreu. O banho de água fria terá que ser contornado rapidamente pelo Google, ou sua loja se transformará em um enorme fiasco.

No Twitter, centenas de pessoas têm mostrado indignação ao entrarem no site do Nexus One e ver a mensagem "Sorry, the Nexus One phone is not available in your country". A decepção também aparece no fórum de ajuda do aparelho. Até as 12h35 desta quarta-feira (6), havia quase 40 mensagens questionando a decisão do Google de não vender o smartphone em outros países. Nem os canadenses podem comprá-lo.

Ainda que esse problema seja contornado, o Nexus One tem outra barreira para se tornar popular. Seu preço, de US$ 530, é mais alto do que o de um netbook. Com impostos de importação, o dispositivo pode chegar a US$ 1 000 no Brasil. E agora, Google?