quarta-feira, 4 de março de 2009

Programa Para Verificar Memoria RAM no Windows

 

Gus's SOS Brasil

Programa Para Verificar Memoria RAM no Windows

Posted: 03 Mar 2009 07:02 AM PST

A memória RAM (read only memory) é parte fundamental do computador onde diferentemente do disco duro (hard disk) as informações são gravadas, lidas e apagadas para processar os programas. Quanto mais memória RAM mais rápido será seu computador, é claro que existe um limite, mas um Windows Vista por exemplo não funciona bem com menos de 1GB, embora a Microsoft afirme que 512Mb é a quantidade necessária.

memtest96

Para certificar que a memória RAM (DIMM/SODIMM) do seu computador está OK uma excelente opção grátis é o programa Memtest86+. Talves aqueles problemas de "tela azul", programas fechando sozinhos ou emitindo janelas de erro, então o congelamento do computador sejam causados por defeitos de memória.

Como usar o Memtest86+ ?

Baixe o arquivo imagem ISO do Memtest86 e grave para um CD. Você pode usar o programa grátis ImgBurn para gravar a imagem.

Depois disso você precisa inicializar seu computador através deste CD. Talvez tenha que alterar as configurações na BIOS (aquela tela inicial preta e branca que aparece toda vez que liga o computador) pressionando a tecla Del (delete) e acessando o menu de preferências de "boot".

A última versão do Memtest86 no momento que escrevo este artigo é a 2.11 e funciona com os chipsets da Intel core i5 CPU, e também os móveis do tipo GM45, GM47, GL40 e GS45. O site oficial é www.memtest.org