quarta-feira, 11 de março de 2009

Apagar (deletar) Arquivos Confidenciais Com Segurança

 

Gus's SOS Brasil

Apagar (deletar) Arquivos Confidenciais Com Segurança

Posted: 10 Mar 2009 06:32 AM PDT

Quem trabalha com arquivos confidenciais deve tomar muito cuidado quando precisa apaga-los do computador, isso porque qualquer pessoa com conhecimento básico poderá recuperar estes documentos com um programa como o DiskDigger entre outros disponíveis grátis por ai na internet.

Quando você apaga um arquivo pelos métodos normais do Windows ou qualquer outro sistema operacional, na verdade apenas a informação que ele existe é eliminada. Desta forma os dados do arquivo continuam onde estavam a princípio. No Mac ainda existe um jeito seguro de limpar a lixeira através do menu do Finder "Secure Empty Trash" porém no Windows você precisa de um programa externo.

disk wipe delete files securely

Uma solução, talvez entre muitas que devam existir, é o programa grátis Disk Wipe, que funciona no Windows e Linux e permite apagar seus arquivos confidenciais de modo seguro. Um método básico para fazer isso é escrever zeros no lugar onde o seu arquivo está, desta forma ninguém vai conseguir recupera-lo. O Disk Wipe pode apagar apenas alguns arquivos ou mesmo formatar seu disco de forma segura.

O Disk Wipe é grátis, não precisa de instalação podendo ser utilizado através do seu pen drive por exemplo, e pode ser baixado aqui.