terça-feira, 17 de abril de 2012

Saiba como acelerar a inicialização do Windows

Por: Lincoln Spector, PCWorld EUA

Programas carregados junto com o sistema, chamados autoloaders, são os responsáveis por prolongar o tempo de boot. Veja como desativá-los.

Um belo dia você liga seu PC e fica intrigado ao notar que aquela máquina "ligerinha" agora está demorando o que parece uma eternidade para "dar boot". O motivo? Provavelmente um excesso de "autoloaders", programas que são carregados automaticamente, junto com o sistema operacional, em sua máquina. Muitos PCs já saem de fábrica com vários autoloaders instalados, e à medida em que você instala novos programas, outros mais se juntam à lista.

Deixar o processo de boot mais demorado é só um dos problemas que os autoloaders podem causar. Eles também podem deixar o Windows mais lento no geral, e até mesmo deixá-lo menos estável. E não estou falando de programas indesejados em seu computador - este é um outro problema. Estou falando de programas que você quer e usa, mas que não precisa ter abertos o tempo todo.

Por exemplo, eu tenho o Sandboxie instalado, mas ele é um programa que uso apenas ocasionalmente, e não vejo motivo para tê-lo rodando quando não preciso. Então eu desabilitei seu autoloader. Os únicos programas que realmente merecem ser carregados junto com o sistema operacional são:

» Seu anti-vírus
» Seu Firewall
» Um monitor de bateria (se você usa um notebook)
» Programas que tem um bom motivo para rodar automaticamente, especialmente aqueles que precisam estar sempre em "segundo plano" monitorando o sistema para funcionar. O Dropbox, por exemplo. E o Skype, para que você possa receber chamadas.

Antes de desabilitar um autoloader você tem de encontrá-lo. Clique no botão Iniciar, digite msconfigna caixa de busca e tecle Enter. Na janela que surge, clique na aba Inicialização de Programas para ver uma lista de todos os autoloaders. A função de alguns deles é óbvia (Google Update, por exemplo, cuida da atualização dos programas da Google), mas se você não sabe o que algum deles faz, ou a que programa pertence, faça uma busca pelo nome no Google.

autoloader_msconfig-360px.jpg
Tela "Configuração do Sistema" mostra quais programas estão sendo carregados automaticamente

Para desabilitar os autoloaders indesejados em teoria basta desmarcar a caixinha em frente ao seu nome. Mas alguns programas tem o péssimo hábito de se reabilitar automaticamente, então em vez de dizer ao Windows para não carregar um programa, diga ao próprio programa: em algum lugar de sua janela de configuração ou preferências deve haver uma opção relacionada (procure por "Inicialização automática" ou coisa similar). No caso de meu exemplo anterior, o Sandboxie, vá ao painel de controle do programa, emConfigure / Windows Shell Integration e desmarque a opção When Windows Starts.

autoloader_sandboxie-360px.jpg
Detalhe da janela de configuração do Sandboxie

Se não existe nenhuma opção similar, o jeito é desabilitar o programa no msconfig. E se ele voltar, reclame com o desenvolvedor e considere migrar para uma alternativa: há poucas coisas piores que um programa que não respeita as escolhas do usuário.