terça-feira, 17 de abril de 2012

Raspberry Pi, PC de US$ 25, começa a ser vendido

Por: PCWorld/US

Originalmente desenvolvido para fins educacionais, aparelho ganhou novas utilidades e consegue criar e editar documentos, exibir vídeos e rodar games.

Depois de meses de espera e um frenesi que surpreendeu inclusive seus desenvolvedores, o PCRaspberry Pi começa a chegar às lojas. A previsão é de que as vendas nos comecem em alguns países – o Brasil não é um deles - neste fim de semana.

"Desde sua aparição a demanda tem sido extraordinária, e agora estamos enviando os aparelhos para uma primeira leva de consumidores", afirmou Glenn Jarett, porta-voz da RS Components, uma das distribuidoras, no Reino Unido. "Estamos trabalhando junto ao fabricante para encomendar mais unidades e responder todos os pedidos o mais rápido possível."

Os primeiros dez mil modelos foram comercializados em minutos em fevereiro. Os que ainda não conseguiram o seu, é possível compra-lo nos portais dos distribuidores oficiais: Allied ElectronicsPremier Farneel e a própria RS Compenents

Poder e preço
O Raspberry Pi tem o tamanho de uma carteira e deve ser ligado a um monitor e um teclado. Com processador ARM, ele vem em dois modelos: um com 256 MB, que inclui uma porta USB, sai por 35 dólares, e o outro, com duas portas USB e conexão Ethernet, custa 35 dólares.

A opção mais cara começou recentemente a ser distribuída e, por ter se esgotado rapidamente, pode ser encontrada no site eBay por um preço bem maior.

O computador vem com o Fedora Linux como sistema operacional, mas o Debian e o Arch Linux também são compatíveis. A Canonical, por enquanto, não adaptou o Ubuntu para que ele também seja suportado.

Originalmente desenvolvido para encorajar crianças a aprenderem programação, o diminuto dispositivo ganhou novas utilidades, servindo para a criação e edição de documento, jogar games e assistir vídeos em alta definição. Abaixo, Liam Fraser, da Fundação Raspberry Pi, demonstra do que ele é capaz.