terça-feira, 10 de abril de 2012

Android 4.0

veja a lista de aparelhos que serão atualizados

Por: Eric Zeman | InformationWeek EUA

O Android 4.0 Ice Cream Sandwich – a atualização mais significativa até o momento para a plataforma de smartphone do Google – está disponível no mercado mundial há algumas semanas no Samsung Galaxy Nexus. O aparelho não está disponível para venda no Brasil, então, onde encontrar o Android 4.0?

O Google disponibilizou o código fonte do Android 4.0, e os funcionários da XDA Developers e Cyanogen criaram um port que é executável no Nexus S do ano passado, mas sua instalação não é recomendada a não ser que você saiba o que está fazendo.

Leve em conta todo o drama da atualização que ocorreu nos últimos dois anos. A plataforma teve uma grande mudança no final de 2009, indo da versão 1.6 para a 2.0 (e quase imediatamente para a 2.1). Os fabricantes passaram a primeira metade de 2010 lutando para atualizar os dispositivos da versão 1.6 para a 2.0 e eventualmente para 2.1 e 2.2. Os produtores de aparelhos e as operadoras venderam dispositivos sob a promessa de atualização do sistema, e depois postergaram o prazo várias vezes.

Não é preciso analisar tanto o passado, já que o Android 2.3 Gingerbread – que foi lançado em dezembro de 2010 – ainda é entregue para dispositivos que foram lançados no meio de 2011. Sim, isso significa que os smartphones Android ainda são vendidos com o 2.2 Eclair. Uma vergonha! Considerando as enormes diferenças entre o 2.3 Gingerbread e o 4.0 Ice Cream Sandwich, a última coisa que o consumidor quer é ficar preso a um aparelho que não será atualizado.

Com isso em mente, aqui está uma lista parcial de dispositivos que receberão a plataforma em algum ponto do primeiro trimestre de 2012. Se o aparelho que você quer não está nessa lista, recomendo que você mude de ideia.

Foram relacionados aparelhos disponíveis no mercado dos Estados Unidos, mas alguns deles já estão a venda no Brasil. Então fique atento para ver se a sua operadora ou fabricante irá atualizar esses aparelhos por aqui.

HTC: a companhia se comprometeu em atualizar inúmeros smartphones no "começo de 2012". A empresa não disse a data exata e deve fornecer mais informações em breve. A lista de atualização inclui o Amaze 4G, EVO 3D, EVO Design 4G, Rezound, Sensation, Sensation XE, Sensation XL e Vivid.

LG: esta também anunciou, por meio de sua página no Facebook, que irá atualizar vários aparelhos para o Android 4.0. Há o Optimus 2X, Optimus 3D, Optimus Black e o Optimus LTE.

Motorola: a lista de aparelhos Motorola para receber o Ice Cream Sandwich é curta. Os únicos aparelhos que receberão são o Droid Bionic e Droid Razr. A empresa anunciou que esses aparelhos receberão o Android 4.0 no começo de 2012.

Samsung: a companhia não deu tantas notícias quantos seus rivais. Sabemos que o Galaxy Nexus será lançado com o Android 4.0.

Sony Ericsson: esta revelou quais dispositivos receberão a novidade em uma postagem de blog. A companhia disse que irá atualizar toda a linha da marca Xperia. Isso inclui o Xperia Arc e Arc S, Xperia Play, Xperia Neo e Neo V, Xperia Mini e Mini Pro, Xperia Pro, Xperia Active e Xperia Ray. A empresa afirmou que trabalha para unir os recursos de seu software com os do Android 4.0 e terá mais informações sobre a disponibilidade do sistema em breve, mas as atualizações estão programadas para serem entregues no primeiro trimestre do ano. A Sony Ericsson não teve muita sorte com suas atualizações no passado então não seria nenhuma surpresa se seus aparelhos Xperia só recebessem a mudança no final do ano que vem.

Atenção: fique atento ao escolher seu novo smartphone Android. É fim de ano e as operadoras estão com excelentes descontos em muitos desses (e em outros) aparelhos. Avalie a importância do Android 4.0, se vale a espera pelo lançamento de um novo aparelho, ou escolha um dos listados acima.

Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Thaís Sabatini