sábado, 13 de junho de 2009

Fazendo o Windows Iniciar Mais Rapido Removendo Programas

Uma coisa que não gosto no Windows é a mania que os instaladores de programas têm de colocar ícones na sua área de trabalho e também ao lado do relógio do Windows. Eles fazem questão de que o programa seja usado. Eu apenas quero usar um programa quando tiver necessidade. Além de causar uma poluição visual estas coisas chatas vão ocupando a memória do seu computador sem você notar e quando percebe que o Windows demora 10 minutos pra inicializar, aí o problema começa a ficar sério.

A solução é remover estas chatisses da inicialização do Windows, liberando sua memória e tornando o processo de iniciar o sistema operacional muito mais rápido. Para remover, você tem algumas opções do próprio Windows e também que pode baixar grátis da internet.

MsConfig

windows startu programs msconfig

O msconfig é um aplicativo de controle do menu de inicialização desenvolvido pela Microsoft que vem no próprio Windows. Para usa-lo você tem que ir no menu "iniciar" e digitar "msconfig" na opção executar.

Depois na aba "Startup" você desmarca os programas que não quer que sejam carregados quando o Windows inicializar.

O msconfig pode não ser tão eficiente porque alguns programas se re-colocam automaticamente mesmo que você os tire da inicialização. Outro problema é identificar os programas pelo nome. Uma dica é usar o ProcessLibrary [1] para identificar o nome.

WinPatrol 2008 [2]

WinPatrol Download

O WinPatrol protege seu Windows dos programas que se colocam no menu iniciar sem aviso prévio. desta forma toda vez que você instalar um novo programa, o WinPatrol avisa e você pode impedir que seu menu de inicialização seja alterado. Também impede alterações no registro e assim evita os programas que mesmo que você tire do inicializar eles se colocam de novo automaticamente.

Para ver uma lista completa do que o WinPatrol faz clique aqui [3].

O engraçado é que o WinPatrol instala um ícone ao lado do relógio do Windows. Ele faz o que sua função permite desfazer… É verdade.

Startup Control Panel [4]

startup control panel

O "Startup Control Panel" é um programa simples que você pode controlar os programas que inicializam junto com o Windows, mostra as dependências do registro e permite remover os dispensáveis.

Sinceramente, usei o msconfig para retirar alguns programas que atrasavam a inicialização do meu Windows XP, mas em caso de outros mais teimosos que insistem em aparecer novamente, as outras alternativas são mais interessantes pois oferecem recursos extras.

Fonte: Article printed from Gus SOS Brasil: http://www.gusleig.com/sos

URL to article: http://www.gusleig.com/sos/2008/09/windows/fazendo-o-windows-iniciar-mais-rapido-removendo-programas/