sexta-feira, 5 de junho de 2009

Baixe Google Page Speed Para Fazer Sua Página Web Voar

 

Gus's SOS Brasil
Add to Google


A obsceção do Google por ser minimalista no design de suas páginas não é um capricho bobo do Sergey Brin. Tudo sempre foi pensado de modo que a arquitetura de seus produtos tivessem alta performance e além disso a carga das páginas fossem carregadas mais rápido possível.

E isso pode ser verificado em nosso dia-a-dia pois todas as páginas criadas pelo Google abrem em alguns segundos. As vezes é mais rápido ir ao Google e pesquisar algo do que digitar o endereço que estamos querendo visitar.


old google logo 2001

(logo do google em 2001)

Parte deste sucesso de velocidade vem, além do saber de seus engenheiros, de uma ferramenta utilizada internamente dentro da empresa que analisa e otimiza as páginas antes delas irem para a produção.

Hoje o Google resolveu disponibilizar esta ferramenta ao público na forma de código fonte aberto através de uma extensão para o navegador Firefox chamada Google Page Speed.

O Google Page Speed analisa sua página web através do endereço URL e verifica se todas as imagens, links, códigos javascript, css, etc, seguem as melhores práticas de construção para performance, de forma que:

  • Melhorar uso do cache
  • Diminuir tempo de viagens ida e volta da página ao servidor
  • Diminuir o tamanho de solicitações
  • Diminuir o tamanho dos objetos
  • Otimizar o layout da página para leitura no navegador.

Como Funciona o Google Page Speed

Para usar o Google Page Speed você precisa ter o navegador Firefox 3.0.4 ou superior e também instalar a extensão já bem conhecida por desenvolvedores chamada Firebug. Depois disso baixe e instale o Google Page Speed (funciona em Mac OSX (x86 e PPC), Linux (32-bit e 64-bit) e Windows XP ou superior.

Analisando a Página Web Com Google Page Speed

Quando você instala o Firebug repare no rodapé do Firefox pelo seu ícone que é um inseto.

Navegue para a página a ser analisada.

Clique no ícone do Firebug (inseto).

google page speed firebug

No painel aberto, clique na aba "Page Speed" e em seguida no botão "Analyze Performance".

google page speed firebug overall performance

O Google Page Speed reúne em uma lista organizada as recomendações que levarão sua página a ficar otimzada. Leia atentamente cada ítem da lista onde você pode ver a causa do problema e a sugestão de como resolver.

Um dos ítens que mais me chamou a atenção é o "Optimize images" onde ele aponta as imagens que podem ser compactadas de melhor forma, inclusive já compactando-as para você. Em uma das páginas deste blog a compactação foi de 20%. Imagine esse número multiplicado pelo número de visitas e teria uma redução imensa no tráfego do meu servidor de hospedagem, diminuindo o meu custo. É claro que já estou fazendo isso imediatamente.

Vemos então que com o Google Page Speed é possível então construir páginas Web perfeitas para serem lidas da melhor forma possível na internet. Mostra-se assim uma ferramenta indispensável para quem trabalha com Webdesign.