quinta-feira, 25 de julho de 2013

Google anuncia Android 4.3 com poucas novidades para usuários

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/07/24/google-anuncia-o-android-4-3-com-poucas-novidades-para-usuarios/

 

Nova versão do sistema móvel traz poucas novidades, e a maioria delas é invisível ao usuário.

 

A Google anunciou nesta quarta-feira a versão 4.3 de seu sistema operacional Android, que também será conhecida pelo codinome "Jelly Bean", assim como as versões 4.1 e 4.2. O reuso do codinome sinaliza que esta versão traz poucas mudanças significativas, e a maioria delas é interna.

Do ponto de vista do usuário a principal mudança está no sistema de múltiplos usuários, introduzido no Android 4.2. Agora além de ter múltiplas contas, cada uma com seus próprios apps e configurações, é possível restringir o acesso de uma conta a determinados apps ou recursos.

Não só isso: também é possivel impedir que uma conta restrita faça compras no Google Play ou dentro de um app (In App Purchases), o que é uma ótima notícia para os pais que compartilham seus tablets com crianças pequenas. Um app preparado para o novo recurso, por exemplo, sequer mostrará as opções de IAP quando executado em uma conta restrita.

Além disso o sistema traz suporte ao padrão Bluetooth Smart, ou Bluetooth Low Energy, para conexão sem fios a acessórios como monitores cardíacos ou gadgets esportivos. Também há suporte a Open GL ES 3.0, uma nova API para produção de gráficos em 3D, que permitirá a criação de jogos com imagens ainda mais sofisticadas e realistas.

A Google também mencionou um novo conjunto de bibliotecas de DRM integradas ao hardware, que estão sendo usadas por uma nova versão do aplicativo da Netflix que agora permite a reprodução de conteúdo em Full HD.

O Android 4.3 começa a ser distribuído como uma atualização gratuita para o Nexus 4, Nexus 7 original, Nexus 10 e Galaxy Nexus a partir de hoje. O novo Nexus 7 já virá com o sistema pré-instalado. A atualizaçao de outros aparelhos fica a cargo de seus respectivos fabricantes.