quarta-feira, 24 de julho de 2013

Tela biométrica reconhece impressões digitais

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2013/07/23/tela-biometrica-reconhece-impressoes-digitais/

 

A chave que permite ao Fiberio exibir uma imagem e as impressões digitais ao mesmo tempo é o material que usa: uma placa de fibra óptica.

 

Um novo display sensível ao toque biométrico que identifica pessoas pelas suas impressões digitais pode fornecer uma nova maneira para permitir a interação com computadores, de forma segura, em locais públicos.

O Fiberio, desenvolvido por Christian Holz e Patrick Baudisch, do Hasso Plattner Institute, em Potsdam (Alemanha), é a primeira mesa digital com tela sensível ao toque que pode identificar vários usuários a partir das suas impressões digitais.

Os pesquisadores dizem que uma grande desvantagem com as telas atuais é que eles emitem luz, mas não podem senti-la. Esta falha faz com que seja impossível ao próprio display reconhecer um usuário por sua impressão digital, a menos que um sensor separado seja instalado perto da tela.

“O Fiberio é um display sensível ao toque que exibe simultaneamente imagens e “scans” das impressões digitais do usuário sobre a mesma superfície”, disse Holz à Techworld.

A fim de revelar as impressões digitais, o display reproduz o contraste na ponta do dedo. Isso requer uma superfície que reflete a luz como um espelho, disse Holz.

Para que o display possa ser utilizado como um monitor, também tem de permitir que a luz de um projetor possa produzir uma imagem visível. Isto requer que o material da tela seja “difuso” para que a luz possa espalhar pela superfície, disse Holz.

“Infelizmente, ser capaz de refletir a luz e ser difuso são exigências contraditórias para uma tal superfície. O Fiberio resolve agora esta contradição. A chave que permite ao Fiberio exibir uma imagem e as impressões digitais ao mesmo tempo é o material que usa: uma placa de fibra óptica”, explicou Holz.