segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Find My Android: Google anuncia aplicativo para achar smartphone perdido

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/08/03/google-anuncia-aplicativo-para-localizar-smartphone-android-perdido/

 

A empresa vai liberar a app este mês como parte do sistema de gerenciamento de dispositivos. É possível localizar aparelho e apagar dados

 

A Google está finalmente lançando o aplicativo "find my phone" (encontre meu fone)  para Android. A empresa anunciou em seu blog que até o final deste mês o recurso será incluído no novo "Android Device Manager".

Requisitado há muito tempo por usuários de smartphones Android, que na falta de uma app da Google tinham de recorrer a apps de terceiros, o novo recurso permite aos usuários forçarem remotamente seu aparelho roubado ou perdido a tocar a campainha no volume mais alto, mesmo que esteja em modo silencioso. Pela mesma app é possível também localizar e rastrear o aparelho no mapa em tempo real (desde que esteja conectado à rede) e apagar todos os seus dados.

Os recursos anunciados pela Google são semelhantes aos recursos da app "Find My iPhone", que a Apple já oferece aos usuários do iPhone e iPad há muitos anos. No aplicativo da Apple é possível também bloquear o uso do aparelho, apagar os dados, fazer o dispositivo emitir sinais sonoros e localizar em tempo real no mapa.

O produto da Google é compatível com a versão do Android 2.2 ou superior, ou que significa que praticamente todos os aparelhos Android em uso atual terão acesso a ele. A empresa, à semelhança da Apple, vai lançar um site específico para o aplicativo.

Google, Apple, Microsoft e Samsung têm sido cobradas pela polícia e departamentos de Justiça dos Estados Unidos a usar a tecnologia para implementar mais recursos que protejam os usuários dos smartphones, alvo de uma onda crescente de furtos e roubos violentos em várias cidades americanas.

Em São Francisco, há duas semanas, o Procurador Geral, George Gascón, acusou a Google e a Microsoft de não fazer o suficiente para atender os apelos das autoridades policiais. Para Gascón, no entanto, não basta o recurso de apagar dados. Ele quer que as empresas encontrem meios de tecnicamente "emparedar" o dispositivo inutilizando-o para sempre no caso de ser roubado. Segundo ele, isso reduziria o interesse dos ladrões nesse tipo de equipamento.