quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Novo app gratuito dá ao Windows 8 um Menu Iniciar no estilo "moderno"

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2013/08/13/novo-app-gratuito-da-ao-windows-8-um-menu-iniciar-no-estilo-moderno/

 

De todas as alternativas disponíveis, utilitário gratuito é o que mais parece fazer parte do sistema operacional.

 

Se você vai gostar ou não do Start Menu Reviver depende do que você espera de um Menu Iniciar. Se quer algo que seja idêntico ao que estava disponível no Windows 7, é melhor experimentar alternativas como o ClassicShell ou Start8. Mas se quer algo que se integre melhor aos conceitos e visual do Windows 8, este utilitário pode ser o que você procura.

Logo que instalado o Start Menu Reviver roda no tamanho grande. Este modo pode ser útil em máquinas com telas sensíveis ao toque, mas é um exagero em um desktop ou notebook convencional. Felizmente, na tela de configurações é possível selecionar um tamanho que combine melhor com suas preferências pessoais e o resto de seu sistema. O Reviver irá ocupar um espaço no canto inferior esquerdo da barra de tarefas do desktop, onde ficaria o Menu Iniciar tradicional, e você pode mudar o ícone como quiser.

A coluna à esquerda do menu criado pelo Reviver tem uma lista de atalhos para funções e programas comuns do Windows, como o Gerenciador de Tarefas, a configuração de rede, a janela Executar e seu nome de usuário. À direita ficam atalhos para Meu Computador, Internet Explorer, a Tela Iniciar e blocos representando programas legados (desktop) ou modernos. Você pode mover, organizar e redimensionar os blocos livremente, da mesma forma que na Tela Iniciar. Você pode até mesmo transformar atalhos para seus sites favoritos em blocos para este menu.

Também há uma caixa de busca no rodapé do menu. Mas foi aí que notei que não é possível usar a tecla Tab para alternar entre campos no menu, como é possível no Menu Iniciar original. E dependendo da ação, e do usuário, pode ser consideravelmente mais rápido navegar usando tanto o teclado quando o mouse. Nem todo mundo prefere o toque.

O Start Menu Reviver não tem o “controle fino” sobre a transição entre o desktop e a interface moderna que é oferecido por concorrentes. Você pode programar a tecla Windows para abrir o Reviver em vez da Tela Iniciar, mas não mais do que isso. Tanto o Start8 quanto o Pokkipermitem tirar completamente a interface moderna da jogada.

O Start Menu Reviver é mais uma alternativa gratuita para os usuários que querem de volta o Menu Iniciar que a Microsoft tão “gentilmente” arrancou de suas mãos. Experimente-o junto com seus concorrentes, e compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.