sexta-feira, 31 de maio de 2013

Microsoft anuncia os novos recursos do Windows 8.1

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2013/05/30/microsoft-anuncia-os-novos-recursos-do-windows-8.1/

Atualização do Windows 8 trará muitas mudanças, entre elas o retorno do botão Iniciar.

Os fãs do Desktop irão encontrar um “presente” de gosto duvidoso aguardando no Windows 8.1, a atualização gratuita para o Windows 8 que será lançada neste ano, e que anteriormente era conhecida como “Windows Blue”: o Botão Iniciar está de volta! Mas o Menu Iniciar não.

Ao clicar no velho botão o usuário será levado para a “Tela Iniciar” na nova interface. Embora o novo recurso seja uma forma de adicionar uma “pista” visual a um sistema cheio de menus ocultos, não é exatamente o que as pessoas que imploravam pela volta do Botão Iniciar queriam.

Mas um outro recurso muito desejado irá estrear no Windows 8.1: a capacidade de iniciar o sistema direto no desktop, ignorando completamente a tela Iniciar. Na verdade, será possível iniciar o sistema em outros lugares, como a tela All Apps (Aplicativos).

Outra opção permite usar o papel de parede do Desktop na interface moderna, o que dá ao sistema uma aparência mais unificada. Se isso não te anima, saiba que haverá novas cores e fundos para a tlea Iniciar, inclusive com alguns elementos animados. Você também pode criar uma apresentação com suas fotos favoritas e usá-la na tela de bloqueio, o que na prática transforma seu PC, quando não estiver sendo usado, em um porta-retratos digital bem caro.

 

Tempos modernos

Dito isto, a maioria das melhorias no Windows 8.1 foi feita para promover a interface moderna, e não o desktop.

A mudança mais bem-vinda é a possibilidade de personalizar as “Snap Views”, o recurso que permite rodar dois aplicativos lado a lado. Você não estará mais limitado a apenas dois apps, com um deles ocupando um quarto da tela. Será possível escolher a proporção que mais lhe agrada, e até colocar três aplicativos lado-a-lado. É possível ter até mesmo duas cópias (ou duas janelas) do mesmo aplicativo rodando ao mesmo tempo.

Odeia o fato de que todo novo app instalado cria um bloco na tela iniciar? Pois este recurso está sendo eliminado. Novos apps irão aparecer sob o filtro “New” (Novos) na tela All Apps, e a partir dali você poderá adicioná-los à Tela Iniciar se quiser. 

Usuários do Windows RT irão gostar de saber que o app do SkyDrive agora pode salvar arquivos localmente. No momento, ele só pode ser usado para visualizar e acessar os arquivos que já estão na nuvem.

A tela de configuração na interface moderna também será aprimorada. Uma das principais reclamações sobre o Windows 8 é a forma como ele constantemente leva o usuário do desktop para a interface moderna, e vice-versa, um problema exarcebado pelo fato de que você tem de usar o velho painel de controle no Desktop para modificar a maioria das configurações mais avançadas de seu PC. Não mais.

“A nova tela de configuração no Windows 8.1 lhe dá acesso a todos os ajustes de seu PC sem que seja necessário ir ao Painel de Controle no Desktop”, diz o post no blog da Microsoftanunciando os recursos do Windows 8.1.

O Internet Explorer 11 também fará sua estréia no Windows 8.1. Embora a maioria das mudanças soe como algo simples, como carregamento de páginas mais rápido e melhor desempenho em telas sensíveis ao toque, esta versão marca a estréia do recurso de sincronia de abas que já foi visto em versões do Windows Blue que vazaram na internet.

Falando em sincronia, o Windows 8.1. também adiciona a capacidade de sincronizar suas configurações e apps da Tela Iniciar entre múltiplos dispositivos, desde que você faça login neles usando uma Conta Microsoft.

A loja de aplicativos Windows Store e os apps padrão também receberão melhorias. O sistema de buscas está sendo modificado, e “fornecerá resultados globais baseados no Bing, mostrando uma visão agregada e de fácil leitura de várias fontes de conteúdo”. Pode ser algo fantástico ou horrível, não posso esperar para experimentar.

Outras pequenas melhorias incluem mais opções de tamanho para os blocos dinâmicos, novos filtros por categoria na tela All Apps e várias opções para organização dos blocos na Tela Iniciar.

Será que estas mudanças trarão o sucesso, ou será que Windows 8 continuará a desapontar? Você será capaz de julgar por conta própria em 26 de Junho, quando a Microsoft lançar uma amostra do sistema para desenvolvedores, como parte de sua conferência anual BUILD.