Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/24/ericsson-transforma-janelas-de-onibus-em-antenas-wi-fi/
Janelas teriam antenas translúcidas embutidas, conectadas a um sistema Wi-Fi interno para uso de passageiros, enquanto viajam pela estrada.
A Ericsson pode arranjar concorrentes para o mais estranho produto de rede, se comercializar as suas janelas de ônibus sem fio, exibidas durante a feira CTIA Wireless desta semana.
As janelas teriam antenas translúcidas embutidas, conectadas a um sistema Wi-Fi interno para uso de passageiros, enquanto viajam pela estrada. No exemplo, a antena Wi-Fi dual-band apresentada pela Ericsson era apenas um quadrado de metal vermelho quase invisível incorporado entre as camadas de vidro.
A gigante da infraestrutura móvel demonstrou o conceito no nível superior do seu estande na CTIA, acima de um mostruário de outras tecnologias projetadas para as chamadas redes heterogêneas com ambos Wi-Fi e rádios celulares.
Na terça-feira (21), a empresa anunciou melhorias para o seu software de gerenciamento de rede, que permitirá a operadoras fazer um melhor trabalho em mudar assinantes entre os dois sistemas para a melhor cobertura possível.
A solução da empresa teve sua origem em um problema para usuários wireless em ônibus, carros e trens. Para isolamento e proteção do sol, algumas janelas já estão sendo construídas com finas camadas translúcidas de alumínio imprensado entre o vidro. Combinado com o metal que cobre o restante de um veículo, as janelas essencialmente criam a chamada Gaiola de Faraday, uma caixa que bloqueia todas as ondas de rádio externas, explicou o gerente de programa de marketing da Ericsson, Bryan Coley.
Os viajantes em um veículo desse tipo não podem ficar online usando a rede celular ao ar livre, porque o sinal é bloqueado. Mas os pesquisadores da Ericsson decidiram utilizar o princípio de metal em vidro em seu benefício, para construir as antenas para as janelas, juntamente com o metal de isolamento. Embora simples, cada antena reforça o sinal da rede interna.
A rede resultante torna-se parecida com um sistema de Wi-Fi de avião. Os passageiros se conectam a uma rede interna, que usa uma tecnologia de maior alcance, como a LTE, para se conectar ao mundo exterior.
Ao mesmo tempo, usando o sinal de bloqueio de janelas e Wi-Fi interno impede uma situação que pode forçar as redes celulares exteriores - o que é um dos problemas do uso de celulares
Um trem cheio de passageiros, que tentam alcançar as torres de celular enquanto em movimento, podem tornar mais difícil para as operadoras gerenciar o tráfego. Além disso, pode diminuir rapidamente a bateria dos telefones, já que estão trabalhando duro para obter sinais fracos, disse Coley.
O conceito também pode passar de ônibus e trens para edifícios de escritórios com paredes de vidro, disse. Além de fortalecer uma rede WiFi interna, essas antenas poderão melhorar a cobertura e a capacidade dos sistemas celulares, enquanto alivia a demanda sobre as torres de celular próximas.