quarta-feira, 18 de julho de 2012

Google+ supera Facebook em pesquisa de satisfação de usuários

Sharon Gaudin, Computerworld / EUA
Rede social de Mark Zuckerberg pode até ser a maior, mas os serviços da rede social do Google deixam os usuários bem mais felizes
O Facebook pode até ser a maior rede social do mundo, mas seu rival Google+ ganha quando o assunto é satisfação de usuários.
Os usuários do Facebook tem estão cada vez mais insatisfeitos, de acordo com um relatório da American Customer Satisfaction Index (ACSI), baseado em uma pesquisa realizada em conjunto com a ForeSee - empresa de análise de experiência do cliente. De fato, a satisfação dos usuários do Facebook caiu em 8% com relação ao ano passado, alcançando um recorde de 61 pontos em uma escala de 100.
O relatório também apontou que a rede de Zuckerberg não é apenas a pontuação mais baixa no ranking, mas também alcançou o recorde de pior resultado para a categoria de mídias sociais. Enquanto o Facebook luta para manter a satisfação do cliente, a rival de apenas um ano de idade fez sua primeira aparição na pesquisa com um total de 78 pontos.
"Facebook e Google+ estão competindo em dois pontos críticos: experiência de usuário e penetração de mercado", disse o presidente e CEO da ForeSee, Larry Freed, em uma declaração por escrito. "O Google+ conquista o primeiro ponto, e o Facebook fica com o segundo, por enquanto."
A questão é o quanto a satisfação dos usuários importa para o Facebook, já que a rede domina as redes sociais com 800 milhões de usuários em todo o mundo. "Espero que o Google destaque suas múltiplas propriedades e utilize suas capacidades móveis para atrair usuários rapidamente", disse Freed. "Se o Facebook não sentir a pressão para aumentar a satisfação de seus usuários agora, isso pode mudar em breve."
Ezra Gottheil, analista da Technology Business Research, disse que não se surpreendeu que o Google+, depois de apenas um ano, ganhou melhor pontuação que o Facebook. "Eu diria que usuários da rede social do Google são mais bem selecionados", acrescentou. "Para a maioria das pessoas, o Facebook é uma espécie de exigência, você gostando dele ou não. Já com o Google+, você continua porque gosta."
Basicamente, pessoas utilizam o Google+ porque gostam de seus recursos, enquanto alguns usuários usam o Facebook simplesmente porque o veem como a melhor forma de manterem contato com amigos e familiares. "Acredito que uma porcentagem cada vez maior é de membros que estão lá por necessidade, porque as pessoas esperam que eles estejam lá ou porque eles precisam de ofertas especiais ou de descontos", disse Gottheil.

De acordo com o relatório, a categoria de mídias sociais como um todo caiu 1,4% com relação ao ano passado. 
A categoria também aumentou desde o último ano. 
O Google+ não é a única a aparecer pela primeira vez na pesquisa. De acordo com o relatório, o Pinterest - que alcançou a pontuação de 69, o LinkedIn - que ficou com 63, e o Twitter - que ganhou 64 pontos, também entraram no ranking pela primeira vez. A ACSI mostrou que o LinkedIn e o Twitter são considerados de baixa pontuação. 
A Wikipedia se igualou ao Google+, com seus 78 pontos e lidera a categoria pelo terceiro ano consecutivo. Já o YouTube perdeu um ponto, chegando a 73.