quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Windows 8

Veja 5 pontos que a Microsoft pode apresentar nesta quarta-feira

A Microsoft apresentará nesta quarta-feira (29/02), durante o Mobile World Congress, uma prévia do Windows 8, sua plataforma que rodará em PCs e tablets.

Espera-se que o novo sistema operacional rode bem em PCs que utilizem o Windows 7 e até em máquinas com XP. Já para os usuários que têm contato com dispositivos touch, a Microsoft deve entregar uma nova experiência ao dar a oportunidade de utilização do seu primeiro sistema operacional que foi desenvolvido para ter esse tipo de interação.

Veja o que mais a Microsoft pode mostrar durante a prévia para consumidores desta quarta-feira:

  • Processadores: a versão que será apresentada nesta quarta-feira terá processador AMD ou Intel, apesar de boatos afirmarem que os tablets que terão o sistema operacional também funcionarão com chips ARM. Um ponto importante os tablets baseados ARM do Windows 8 é que eles não vão correr aplicações Windows Legacy. Já os com chips Intel e AMD devem oferecer suporte aos apps. Pelo menos essa é a promessa da Microsoft.
  • Fim do botão iniciar: houve rumores, nenhum deles confirmado pela Microsoft, que davam conta de algumas grandes mudanças (para além do óbvio além da interface do Metro). Uma das mais comentadas é que a companhia abandonará o botão Iniciar para utilizar um "hot corner" – que permitirá que o usuário, ao passar o mouse sobre ele, alternem entre a interface Metro e a Windows Explorer Interface.
  • Novo logo: outros boatos afirmam que o novo sistema operacional que será apresentado irá abandonar o antigo logo e utilizará um mais simples, em tons de cinza. Embora ele corra o risco de ficar menos bonito, a proposta seria consistente com a nova interface que a Microsoft desenvolveu para o Visual Studio 11, que é otimizada para a construção de aplicativos para a plataforma.
  • Aplicativos: a Microsoft não confirmou se as novas aplicações Windows 8 para Metro estarão disponíveis para os consumidores baixarem junto com o Windows durante a prévia, mas seria uma boa ideia disponibilizar ao menos algumas para que os usuários façam testes a fim de obter uma sensação real de uso da plataforma nos tablets e PCs.
  • Loja de aplicativos: a Microsoft também irá abrir a sua loja de apps do Windows para uma pré-visualização nesta quarta-feira. Novamente, não se sabe se todos os apps reais estarão disponíveis para compra, mas deve ser suficiente para permitir aos usuários ver como a loja funciona e comparar o processo de compra com o utilizado pela Apple e pelo Android.

Os usuários que quiserem instalar o Windows 8 precisam de um desktop com pelo menos um processador de 1GHz, 1GB de RAM, 16 GB disponíveis no HD e suporte a gráficos DirectX.

Com informações do jornalista Paul McDougall, da InformationWeek EUA