terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Novo golpe atinge milhares de usuários do Facebook

Por IDG News Service

Mais de 60 mil pessoas visitaram uma página falsa que promete um vídeo da CNN sobre "o ataque dos EUA ao Irã"; endereço distribui vírus.

Milhares de usuários do Facebook estão compartilhando links para o que seria um vídeo da CNN sobre um "ataque dos Estados Unidos ao Irã e a Arábia Saudita", segundo informações divulgadas pela empresa de segurança Sophos.

Quem clica no link para "a cobertura do ataque" vê uma mensagem pedindo para que o Adobe Flash seja atualizado. Segundo a empresa de segurança, todo esse processo traz telas bem convincentes, o que tem feito muita gente clicar e baixar um programa nocivo conhecido como Troj/Rootkit-KK.

As máquinas infectadas passam a ser controlada pelos criminosos, que publicam mensagens na rede social sem a autorização dos donos dos perfis, entre outras ações.

De acordo com a Shophos, mais de 60 mil usuários do serviço foram parar na página falsa da CNN, em apenas três horas. Na sexta 3/2, o Facebook divulgou um comunicado dizendo que estava "limpando essa mensagem indesejada de sua rede". Os responsáveis pela rede removeram o link original, mas outros surgiram com o mesmo objetivo e estão sendo compartilhados.

"Os criminosos estão criando outros endereços com o mesmo conteúdo", afirma o consultor de segurança da Sophos, Chester Wisniewski.