segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Skype 5.8

A Microsoft anunciou uma atualização para a versão do Skype para Windows, o Skype 5.8.0.154 ,  que adiciona chamada de vídeo em HD e permite que usuários façam chamadas de voz e vídeo diretamente por Facebook – mesmo que o cliente originário não tenha conta no comunicador de voz sobre IP. A novidade também permite compartilhamento de tela em grupo e teclas push-to-talk.

Usuários podem fazer o download da nova versão diretamente do site do Skype. Para chamadas full HD, usuários precisarão da webcam C920, da Logitech, que dá suporte a essa tecnologia, além de velocidade mínima de 2 mbps para download e upload. O compartilhamento de tela entre grupos permite que seja dividida uma janela de aplicações ou uma tela inteira com a participação das pessoas envolvidas na conference call.

Com a funcionalidade "push-to-talk", usuários podem designar uma tecla-chave para toggle microphone muting on and off. Representantes do Skype disseram que essa facilidade era requerida com frequência para jogos multiplayer.

Mas a novidade que trouxe mais comentários foi a chamada de vídeo e voz pelo Facebook. O programa, que ainda está em sua versão beta, permite que usuários façam  a chamada apenas selecionando o amigo com o qual querem falar e clicando no botão "chama de vídeo", mesmo para usuários que não tenham conta no Skype.

 A funcionalidade de ligação via Facebook, que será acionada mediante o botão "chamada de vídeo", é o ultimo exemplo de uma crescente, porém informal, parceria entre Microsoft e Facebook, sob a qual as duas gigantes de internet estão integrando seus produtos para atingir áreas-chave, especialmente, para o Google. No ano passado, por exemplo, a Microsoft integrou o "Curtir", do Facebook, em seus resultados de buscas.

 Vale lembrar, ainda, que funcionalidades como o chat no Facebook e chamadas HD já estão suportadas em clients de Skype para computadores Mac.

 Bugs

 A atualização também corrige uma série de pequenos bugs, incluindo um defeito que pode impedir a exibição de duração da chamada quando o Skype está sendo executado em modo compacto. Outra correção foi de uma falha que um erro que impedia usuários de adicionarem número de telefone a um grupo que pertencia a um contato do Facebook.