segunda-feira, 26 de outubro de 2009

5 razões para que o Windows XP dure mais um ano nas empresas


 

Com o lançamento do Windows 7, sistema operacional de 2001 perderá espaço no mercado corporativo, até ser totalmente substituído pelo novo produto da Microsoft, informa consultoria Forrester.

Por CIO.com/EUA - 22 de outubro de 2009 - 00h05

Diante da chegada do novo sistema operacional Windows 7, da Microsoft, o domínio do XP, que já completa oito anos de existência, está próximo do fim, especialmente em empresas, de acordo com o analista da Forrester, Benjamin Gray.

Isso não acontecerá da noite para o dia, diz Gray, mas há razões suficientes para gerentes de Tecnologia da Informação se "mexerem e acabarem com o domínio do Windows XP."


O XP, sistema operacional lançado em 2001, "tem a segurança e a compatibilidade que empresas esperam e continua sendo o padrão para a maioria das companhias e agências dos governos", afirma o analista.

De fato, o Windows XP ainda está instalado em cerca de 80% dos computadores comerciais, de acordo com uma pesquisa realizada com 665 gerentes de TI, que foi parte de um estudo da Forrester chamado "Perspectivas de adoção comercial do Windows 7."

Muitos fatores apontam para o abandono do XP. O levantamento indica que dois terços dos entrevistados planejam migrar para o Windows 7. Além disso, 51% pretendem ter o Windows 7 como o principal sistema operacional nos PCs em até 12 meses.

Aqui estão cinco outros motivos que, segundo a consultoria, acabarão com o domínio do XP nas empresas, abrindo caminho para o Windows 7:

1. Empresas estão com infraestrutura antiga

Por conta da recessão econômica, gerentes de TI precisaram diminuir custos estendendo a vida de desktops e laptops. Muitos também deixaram de fazer atualizações de hardware porque decidiram esperar pelo lançamento do Windows 7.

Para companhias globais que usam diversos aplicativos, testes de compatibilidade com o novo sistema podem demorar até 18 meses. Sendo assim, mesmo para empresas que estão testando o Windows 7 enquanto aguardam o lançamento do produto, a implantação será concluída apenas no fim de 2010.

2. Suporte ao Windows XP está diminuindo

Desde abril deste ano, o suporte ao Service Pack 2 do Windows XP não é mais gratuito e inclui apenas atualizações de segurança. A partir de julho de 2010, o suporte ao pacote de atualizações SP3 também será assim. Todo o suporte ao Windows XP será encerrado em abril de 2014.

3. Oferta do XP diminuirá

Máquinas com o Windows XP serão mais difíceis de encontrar depois que o Windows 7 estiver disponível, lembra o analista da Forrester.

Com o lançamento do primeiro pacote de atualizações (Service Pack) do Windows 7, agendado para o aniversário de um ano do sistema operacional - outubro de 2010 - as licenças distribuídas com todos os computadores não serão mais compatíveis com o XP. Isso significa que, para instalar o XP em um computador novo, as companhias terão de comprar licenças novas, ou resgatar as antigas.

4. Negócios incentivam a atualização para o Windows 7

A consultoria descobriu que recursos corporativos do Windows 7 ajudarão companhias a melhorar a administração de redes e de segurança, além de cortar custos.

Alguns recursos do Windows 7 que a Forrester recomenda a departamentos de TI são: DirectAcess (permite que trabalhadores remotos se conectem a redes corporativas sem o uso de uma rede privada virtual), BrandCache (aumenta a velocidade de acesso a redes em escritórios remotos que estão distantes da sede da empresa), BitLocker To Go (extensão da função de criptografia de disco rígido BitLocker introduzido no Vista, que agora protege dispositivos removíveis como pen drives), AppLocker (evita uso de softwares não-autorizados) e um sistema de busca que deve simplificar o acesso a dados entre redes locais e remotas.

5. Virtualização melhorada pode acelerar planos de implantação

O Windows 7 inclui o Windows Virtual PC e o Windows XP Mode para rodar aplicativos que não são compatíveis com o Windows 7 em uma máquina virtual.

Além disso, alguns softwares poderão usar o Pacote de Otimização de Desktop da Microsoft (MDOP, do inglês Microsoft Desktop Optimization Pack), uma suíte de aplicativos que inclui uma tecnologia para profissionais de TI implantarem e gerenciarem imagens virtuais, afastando os últimos obstáculos para a implementação do Windows 7.