quinta-feira, 2 de julho de 2009

Google Street View

São Paulo - Google Street View chega ao Brasil em parceria com Fiat e estará disponível para São Paulo, Belo Horizonte e outras cidades, afirmam fontes.

Google-street-88.jpgO Google Brasil fechou acordo para trazer o serviço de captura de imagens de ruas e avenidas Street View para diversas cidades brasileiras, segundo diferentes fontes próximas ao projeto consultadas pelo IDG Now!.

A montadora Fiat está envolvida nos planos do buscador para adaptar o serviço ao mercado nacional no centro de desenvolvimento do Google em Belo Horizonte, já responsável pela
adaptação do Google Maps ao Brasil.

Não está claro ainda, porém, qual seria a participação da montadora no processo - se o novo serviço carregará apenas o logotipo da Fiat ou se os carros usados para captura de imagens seriam da empresa.

As cidades de São Paulo e Belo Horizonte, onde o Google tem escritórios no Brasil, estão confirmadas para receber
o serviço de mapas, embora uma das fontes admita que "haverá mais cidades atendidas", sem apontar o número preciso.
 
Lançado em maio de 2007 nos Estados Unidos, o Google Street View integra ao serviço
Maps e ao software Google Earth fotos aproximadas das ruas e avenidas de grandes cidades, dando uma visão de 360 graus do ambiente.

Em julho de 2008, o Google lançou o Street View na França, primeiro mercado a receber o serviço fora dos Estados Unidos. No total, o Street View está disponível em em nove países, incluindo Reino Unido, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia e Japão.

O Google vem enfrentando problemas relacionados a privacidade em alguns dos mercados onde vem capturando as imagens que alimentarão as versões regionais do Street View. Além de ser obrigado a
refazer imagens no Japão e enfrentar turbulências no Reino Unido, o buscador foi proibido de fotografar três cidades gregas e vem sofrendo pressões na Alemanha para apagar certas localidades.

Segundo as fontes, o anúncio oficial deverá ser feito pelo Google Brasil nas próximas semanas. Consultado pelo IDG Now!, o Google Brasil afirma que não comentará a questão.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/05/28/google-brasil-fecha-acordo-para-trazer-street-view-a-cidades-brasileiras/