quinta-feira, 2 de julho de 2009

Cursos online

São Paulo - Seus horários não coincidem com as ofertas de cursos ou pós-graduações tradicionais? Veja opções 100% online na área de tecnologia.

cursos_online_88Muitos profissionais querem se atualizar ou especializar, mas não encontram tempo para fazer  cursos presenciais e mesmo os cursos online exigem que o aluno compareça pessoalmente a uma aula comum ao menos semanalmente. Felizmente, algumas instituições oferecem cursos 100% online. Basta abrir um espaço na agenda e se conectar ao conhecimento.

No mercado, há ofertas que vão de cursos livres ou de extensão até graduações, pós-graduações e MBAs no Brasil ou exterior. O IDG Now! selecionou 12 opções para que você aprenda temas relacionados à tecnologia direto de sua casa, da praia, do campo e onde mais seu raciocínio funcionar melhor.

Data Center University
Os cursos da Data Center University e da Energy University são voltados a bancos de dados e eficiência energética - em várias áreas -, respectivamente. Os usuários podem acessar todos os cursos por meio de um cadastro em cada site e assisti-los em vídeo. O acesso é gratuito. Em inglês.

FGV Online
A Fundação Getúlio Vargas oferece, aos interessados, o curso de extensão em Gestão da Tecnologia da Informação. Com carga horária de 30 horas, o treinamento aborda a criação de estratégias e planejamento na área de TI. O valor é de 680 reais.

Harvard University
A instituição norte-americana mundialmente reconhecida também possui opções de cursos online, da introdução à Ciência da Computação a design de software e computação paralela. Os preços variam. Em inglês.

Linux Online
Gratuitamente, o site Linux Online ensina os interessados no sistema operacional de código aberto do nível básico ao avançado, em inglês. Para quem não fala o idioma, o Linux Brasil também criou cursos online em português que custam entre 15 e 25 reais para incentivar o uso de software livre no Brasil.

MIT
O Massachusetts Institute of Technology oferece gratuitamente diversos cursos com temas de tecnologia. As áreas incluem Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e mistos de tecnologia com sociedade e saúde. Os materiais para download incluem textos, áudios e vídeos. Em inglês.

News University
A Universidade online voltada a jornalistas possui cursos, gratuitos e pagos, que também podem interessar aos profissionais de tecnologia. Temas como web semântica e arquitetura de redes sociais estão entre as ofertas da News University. Em inglês.

Open University
De cursos livres a pós-graduação, esta 'universidade aberta' têm muitas opções na área de tecnologia. Entre os temas estão gerenciamento de software, engenharia avançada de redes e sistemas da informação. A instituição oferece diplomas e certificados, com preços e datas de inscrição variáveis. Em inglês.

PUC-SP
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo oferece o curso online "Psicologia e Informática", que aborda os relacionamentos virtuais e suas implicações para as relações humanas.

Senac
O Senac também investe em educação online e, na área de tecnologia, é possível se inscrever em cursos como direito digital e gestão do risco eletrônico, aspectos legais da Segurança da Informação e gerência de projetos.

Senai
A Rede Senai de Ensino a Distância oferece cerca de 200 cursos voltados à qualificação técnica de interessados em diversas áreas de tecnologia, como webdesign, programação e manutenção de PCs. Já a ação Competências Transversais oferece especialização na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Stanford University
A Universidade de Stanford democratiza seus famosos cursos de engenharia oferecendo três módulos de introdução em Ciência da Computação. Cursos mais avançados abordam Inteligência Artificial ou Otimização e Sistemas Lineares. Em inglês.

UFRGS
O Portal Aramis de ensino a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece cursos de CorelDRAW, Adobe Photoshop, AutoCAD 2D e 3D. Os preços variam.

Unicamp
A Universidade de Campinas oferece minicursos online e treinamentos interativos básicos, como desenvolvimento de aplicativos web, DreamWeaver, Adobe Photoshop 5.5 (versão antiga do editor de imagens), segurança de sistemas, Linux, CSS (Cascading Style Sheets) e outros. Grátis.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/carreira/2009/06/26/cursos-online-conheca-12-sites-que-oferecem-aulas-exclusivamente-na-web/