quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Google atualiza Google+ e libera filtros para fotos e criação de vídeos

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/10/29/google-atualiza-google-e-libera-filtros-para-fotos-e-criacao-de-videos/

 

A empresa também liberou novos recursos para o aplicativo do Hangouts para Android - incluindo filtros em conversas ao vivo e a visualização de GIFs.

 

O Google+ tem lutado para convencer a Internet que é melhor do que o Facebook, então a rede social do Google está adotando uma nova abordagem: a de se reposicionar como uma ferramenta para os fotógrafos.

Não é exatamente uma mudança abrupta para a plataforma, que reformulou a sua imagem e lançou novos recursos de aperfeiçoamento de fotos e ferramentas de organização durante o Google I/O em maio. 

Mas o vice-presidente de engenharia do Google, Vic Gundotra, na terça-feira (29), fez da fotografia o foco principal da empresa, avançando com uma série de novos recursos de foto e vídeo.

Gundotra anunciou que o Google+ tem 300 milhões de usuários ativos mensais atualmente, acima dos 190 milhões registrados em maio, que fazem o upload de 1,5 bilhão de fotos para o site a cada semana. 

O Google+ levou um ano e meio para chegar aos 190 milhões de usuários ativos - não apenas calculando os usuários associados a outros serviços com um login para a rede. Então outros 110 milhões em menos de seis meses é um feito bastante impressionante. 

As fotos são a chave para a plataforma, que precisa se ​​destacar do Facebook e das centenas de aplicativos sociais que abrem e fecham todos os dias.

Coloque um filtro nisso

Gundotra demonstrou 18 novos recursos do Google+ em um evento em São Francisco. Muitos dos recursos eram a prova de que a "Instagramização" da fotografia veio para ficar. Esqueça o Photoshop, queremos um aplicativo que irá retocar a nossa arte latte e mostrar o seu melhor ângulo na tela.

"A fotografia atualmente é muito difícil", disse Gundotra. "Quando eu saio de férias, minha mesa é uma massa de cabos e cartões de memória e DSLRs e lentes, para não falar que mais e mais a fotografia está conquistando seu espaço em dispositivos móveis. Isto não é divertido. É um pesadelo. As pessoas têm belos tesouros que ficaram presos nestes vários dispositivos."

O Google+ quer ser o lugar em que você armazena, organiza, edita e compartilha essas fotos. Não com outras redes - apenas dentro do Google+.

A empresa liberou melhorias para a função "Auto Enhance" da rede, que edita suas fotos sem que você faça o trabalho pesado. Agora você pode aumentar ou diminuir os níveis de Auto Enhance e controlar essa configuração em uma base álbum por álbum.

Duas outras ferramentas enigmáticas que os usuários do Google+ podem se apaixonar são a "Action", que dispara vários quadros em um clique, e a "Eraser", que elimina quaisquer objetos indesejados que possam ter entrado na imagem. 

Essa última é o sonho dos turistas - não mais terão um nova-iorquino mal-humorado cruzando na frente da sua foto!

Na parte de vídeos, a rede social adicionou o recurso "Auto Awesome Movie" para criar filmes a partir de fotos, clipes curtos, e uma trilha sonora de sua escolha - o que lembra um pouco o iMovie. Mas, hey, as pessoas adoram criar vídeos, como Instagram e Vine podem atestar.

Se suas habilidades fotográficas pendem mais para o lado profissional, o Google adicionou filtros aos seus editores de fotografia - tanto o Snapseed, quanto à suíte de plugins para Photoshop, Photoshop Elements, Photoshop Lightroom e Aperture, a Nik Collection (que é paga).

Esses são os únicos editores que podem postar imagens no Google+, já que não há APIs para que outros aplicativos postem imagens na rede - somente produtos do próprio Google podem fazer isso.

Hangouts

O Google+ também quer ser o lugar onde você tem todas as suas conversas, desse modo, a rede social está atualizando seu aplicativo Hangouts para Android para dar suporte a mensagens de texto SMS. 

Agora você não tem que deixar o app para continuar conversando com os amigos. Isso se encaixa no objetivo da empresa: que você nunca, jamais, deixe o Google+, especialmente para usar outros serviços de mensagens.

"Você não tem que lidar com vários clientes", disse Gundotra. O que ele quis dizer foi: sinta-se livre para apagar o Snapchat, usuários do Android.

O Google também habilitou o compartilhamento de localização com um clique - possibilitado pelo Google Maps, é claro, dentro do aplicativo Hangouts. Além de permitir a visualização de GIFs animados. Sim, GIFs animados. Isso é algo que o Facebook não tem.

A "Auto Awesome" também está chegando para chamadas de vídeo no Hangouts, de modo que você pode colocar um filtro no seu vídeo ao vivo. 

Essas atualizações serão liberadas nos próximos dias para o Hangouts para os usuários do Android. Gundotra não disse se as melhorias para o aplicativo chegarão ao iOS em breve.

De volta ao desktop, o Google adicionou algumas melhorias para Hangouts on Air. Agora, o Google permite aos usuários criar páginas dedicadas a promover eventos do Hangout e adicionou recursos para ajudar a gerenciar esses eventos quando eles começarem.

O público do Google+

Se o Facebook é um lugar para os amigos, o Google pode ser o lugar para fotos. E vídeos, também. Ser apenas mais uma rede social não é uma opção - não quando o cenário já está cheio de concorrentes. A gigante das buscas tem algum poder, ela agora só precisa que as pessoas realmente postem.

Gundotra e sua equipe estão apostando nos fotógrafos - ambos profissionais e aqueles iguais a nós que deixam nossos smartphones fazem a maior parte do trabalho - vai definir a rede social. Gundotra reiterou várias vezes que a empresa quer revolucionar a fotografia e ajudar as pessoas a contar histórias com suas imagens. E eles podem estar chegando mais próximo desse objetivo.