terça-feira, 2 de setembro de 2008

Google Chrome

Uma refrescada no navegador

Nós, aqui no Google, passamos a maior parte de nosso tempo trabalhando dentro de um navegador. Nós pesquisamos, batemos papo, enviamos e-mails e colaboramos através do navegador. E, como todos vocês, durante nosso tempo livre fazemos compras, lemos as notícias e falamos com nossos amigos – mais uma vez, usando o navegador. As pessoas estão passando cada vez mais tempo on-line, e estão fazendo coisas que eram inimagináveis quando a Internet apareceu, pela primeira vez, cerca de 15 anos atrás.

Já que passamos tanto tempo on-line, começamos a pensar seriamente sobre que tipo de navegador poderia existir se pudéssemos começar do zero e construir a partir dali os melhores elementos. Percebemos que a web evoluiu a partir de páginas simples de texto para aplicativos ricos e interativos que nos obrigam hoje a repensar a estrutura do navegador. O que realmente precisamos não é mais somente um navegador, mas de uma plataforma moderna para páginas e aplicativos da web. E isso é o que nós decidimos desenvolver.

Por isso, hoje estamos lançando a versão beta de um novo navegador de código aberto: o Google Chrome.

Estéticamente, desenhamos uma janela de navegação simples e integrada. Para a maioria das pessoas, não é o navegador que importa. Ele é somente uma ferramenta que roda coisas importantes, como páginas, sites e aplicativos que fazem da web o que ela é. Assim como a versão clássica da página inicial do Google, o Google Chrome é clean e rápida. Ela te fornece o que você precisa e te leva aonde você quer ir.

Nos bastidores, desenvolvemos um navegador que roda os complexos aplicativos da web de hoje muito melhor. Ao deixar cada guia em uma área isolada, conseguimos prevenir que a falha de uma guia causasse a falha de outra e providenciamos uma proteção mais eficaz contra sites não confiáveis. Melhoramos a velocidade e a resposta. Também desenvolvemos o V8, um JavaScript mais poderoso, que fortalecerá a nova geração de aplicativos para web que não são possíveis nos navegadores atuais.

Este é só o começo. O Google Chrome está longe de estar terminado. Lançamos esta versão beta para Windows para dar início ao debate que está por vir e ouvir sua opinião o quanto antes. Estamos trabalhando duro para criar versões para Mac e Linux e continuamos nos esforçando para torná-lo ainda mais rápido e robusto.

Somos muito gratos a diversos projetos em código aberto e estamos comprometidos a continuar neste caminho. Utilizamos componentes do WebKit da Apple e do Firefox do Mozilla, entre outros. E, com este intuito, estamos deixando todos os nossos códigos abertos também. Esperamos colaborar com toda a comunidade para ajudar na evolução da web.

A Internet ficará melhor com mais opções e inovações. O Google Chrome surge como outra opção, e esperamos que ele contribua para melhorar cada vez mais a web.

Bom, vamos parar por aqui para não revelar demais. A melhor maneira de testar o Google Chrome é você mesmo experimentá-lo.

Faça o download em http://www.google.com/chrome