segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Como evitar que estranhos no Google+ inundem sua caixa de entrada do Gmail

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2014/01/10/como-evitar-que-estranhos-no-google-inundem-sua-caixa-de-entrada-do-gmail/

Recurso do Google permite que qualquer usuário da rede social contate usuários do Gmail, sem que saibam o endereço de e-mail.

Se você usa o Google+ e o Gmail, o Google está prestes a abrir sua conta de e-mail para um novo nível de spam. 

Um novo recurso que será liberado ao longo dos próximos dois dias torna possível para qualquer usuário do Google+ te enviar um e-mail - desde que eles sigam você no Google+ - e eles não precisam saber o seu endereço de e-mail real e você nem sequer tem que segui-los de volta. 

E para piorar ainda mais, o Google usou a "abordagem Facebook" e ativou o novo recurso por padrão.

Engraçado, não? Nem um pouco. Eu já tenho essa nova "ferramenta" na minha caixa de entrada e a primeira coisa que fiz foi desativá-la. Hoje mostrarei a vocês como fazer o mesmo.

Mas, primeiro, vamos falar sobre como esse novo "e-mail via Google+" funciona.

A boa notícia

Mesmo que qualquer usuário do Google+ possa lotar a sua caixa de entrada agora, eles não vão saber o seu endereço de e-mail real - a menos que você responda às mensagens. 

Além disso, os usuários do Google que não estão em seus Círculos (leia-se: os que você não está seguindo) só podem enviar apenas um e-mail para você sem a sua autorização. 

Quando alguém dos seus Círculos enviar mensagens para você, elas aparecerão na sua caixa de entrada do Gmail, na aba "Principal". Se a mensagem é de um estranho aleatório, o e-mail é filtrado da sua caixa de entrada e vai parar na aba "Social".

A outra boa notícia é que, se você quer manter o recurso "e-mail via Google+" funcionando, você pode restringir os e-mails recebidos por meio da rede social apenas para pessoas nos seus Círculos ou ampliar o alcance para os Círculos estendidos - que funciona como na opção do Facebook "Amigos de amigos".

Entendeu? Bom. Então vamos ao que interessa.

Pare com a loucura

Para evitar que os usuários do Google+ enviem e-mails para você, basta ir em Configurações (localizado no lado direito superior da tela do e-mail, no menu drop-down).

Quando abrir o painel de Configurações, role a guia "Geral" até ver a opção "Email via Google+" (se você ainda não vê a nova configuração em sua conta do Gmail, volte nos próximos dias, já que o recurso ainda está sendo liberado a todos os usuários).

Clique no menu drop-down e selecione a configuração que você achar melhor. Lembre-se, o Google está deixando que qualquer pessoa do Google+ envie mensagens não solicitadas por padrão. Optei por parar de receber e-mails do Google+ por completo, selecionando a opção "Ninguém".