quarta-feira, 13 de junho de 2012

Como voltar ao ritmo depois do feriado prolongado

Por , de EXAME.com 

São Paulo – Foram quatro dias de descanso (ou um mês inteiro de férias) e agora é hora de retomar o ritmo e voltar ao trabalho. A tarefa não é das mais animadoras para muitos, mas a reportagem da EXAME.com conversou com Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo, que deu algumas dicas.

"Em primeiro lugar, é preciso aproveitar mesmo o feriado. Descansar, se divertir. Não adianta ficar ligado no trabalho – você acaba voltando mais exausto", explica Barbosa. Para ele, atitudes comuns como ficar checando e-mails durante o feriado todo acabam aumentando seu nível de ansiedade e, na segunda, a pessoa volta já cansada e tensa.

Se você é daqueles que não consegue se desligar da vida profissional, a dica é determinar exatamente em quais momentos vai checar e-mails e controlar esses horários.

"Eu, por exemplo, gosto de limpar minhas mensagens no domingo apenas, mas depende de cada um", conta o especialista. Barbosa ainda explica que mesmo as pessoas mais viciadas em olhar suas mensagens podem treinar o hábito de só olhar em intervalos específicos: "Esse é um costume bom de ter não só durante o feriado, mas no dia a dia", diz.

Logo no começo da semana, o ideal é planejar aquilo que você vai fazer pelos próximos três dias. "Sente e escreva suas tarefas e compromissos desta semana pós-feriado, no mínimo dos primeiros três dias", aconselha Barbosa. E completa: "No domingo à noite, tente ir dormir mais cedo, na segunda também, para voltar ao ritmo de sono".

Voltou na segunda feira de manhã descansado e mesmo assim a preguiça não some? Para quem tem dificuldade de retomar os projetos, a dica do especialista é: comece devagar. "Escolha pequenas tarefas, coisas que podem ser feitas em 5, 10 ou 15 minutos", afirma.

Para ele, uma das melhores atividades para uma segunda feira de manhã pós-feriado prolongado é arrumar a mesa do trabalho. Uma tarefa simples, você a completa rapidamente e ainda é recompensado com um ambiente agradável para cumprir as coisas mais difíceis do dia. E se for o sono que não some? "Aí o jeito é tomar café, e só funciona se você não for acostumado à cafeína", brinca o especialista.