O Google+ agora possui mais de 100 milhões de usuários, mas os dados mostram que assim que nos inscrevemos no site da rede social, perdemos o interesse rapidamente.
A média das postagens não possui nenhum "+1", nenhum comentário e não é compartilhada, de acordo com a empresa de métricas RJMetrics. Isso significa que a maioria de nós posta informações que não são notadas, e essa falta de informação geralmente é a razão pela qual muitos de nós não voltam ou retornam raramente.
A empresa descobriu que a maioria dos usuários da rede social da Google posta uma vez a cada 12 dias, e 30% de todos as pessoas que postam uma vez nunca postam uma segunda. Mesmo depois de fazer 5 postagens, há uma chance de 15% de que o usuário nunca mais publique algo.
O que nós vemos aqui é a prova da fama de "cidade fantasma" que a rede social levou dos críticos ano passado assim que as atividades começaram a cair. Eu noticiei a queda por mim mesmo – apenas um mês após o lançamento público da rede, em setembro de 2011, os posts pareciam já diluir um pouco.
A média de atividades no Google+ cai mês após mês para a média de usuários, ainda de acordo com a RJMetrics. A mesma coisa acontece com novos usuários, então o ciclo continua e faz a rede parecer ainda mais deserta.
Quem vai usar uma rede social se ela é entediante? Nós continuamos voltando pro Facebook porque nossos posts e fotos são comentadas, ou porque queremos saber o que está acontecendo com nossos amigos. Estes, aliás, parecem não estar postando no Google+, então por que nós deveríamos?
"Até onde podemos ver olhando de fora, o Google Mais tem um longo caminho a percorrer antes de se tornar uma real ameaça para o panorama das redes sociais", escreveu o pesquisador Robert Moore.