
Para poupar os usuário de incômodos na hora de imprimir trabalhos, o Google está em processo de desenvolvimento de uma tecnologia que permite impressão de documentos em qualquer impressora. A tarefa poderia ser desempenhada a partir de qualquer dispositivo, seja ele computador convecional, smartphone ou netbook.
Ainda em estágio inicial, o projeto chamado Google Could Print encaminha os trabalhos que serão impressos para um servidor na internet. Este servidor processa e direciona os arquivos para a impressora considerada mais adequada, com base na preferência e localização do usuário.
"Ao invés de usar no sistema operacional - ou drivers - locais para imprimir, os dispositivos podem usar o Google Cloud Print para enviar e gerenciar tarefas de impressão", explica o gerente de produto do Google, Mike Jazayeri.
Segundo a empresa, o recurso está dentro do Google Chrome OS. Ainda em fase de desenvolvimento, o sistema operacional feito pela gigante da web deve chegar ao mercado no final deste ano.