quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Conheça 8 profissões promissoras na área de tecnologia

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/39514/39514

A economia não avançou tanto quanto o Governo esperava este ano e 2014 se aproxima carregado de incertezas. No mercado de trabalho, entretanto, algumas áreas despontam com oportunidades de crescimento, parte delas diretamente atreladas à tecnologia. Reproduzimos abaixo 8 das 40 profissões mais promissoras para o ano que vem na opinião de recrutadores de 14 consultorias ouvidas pela Exame.com.

1 – Analista e gerente de TI

Responsáveis pela implantação, acompanhamento e gestão de ferramentas e sistemas eletrônicos em todas as áreas de uma empresa. Formação na área de TI, engenharia ou áreas correlatas.

2 – Gerente e coordenador comercial de tecnologia

Cuida do mercado de aplicativos móveis, que está em franca expansão, identificando parceiros e patrocinadores e zelando pela qualidade da marca. Formação com perfil comercial, além de conhecimento técnico.

3 – Cientista de dados

O profissional do futuro, segundo a IBM. Interpreta o emaranhado de informações que chegam pelos sistemas de computadores e os coloca em contextos em linha com a estratégia da empresa. Formação em estatística com domínio das ferramentas de análise de dados.

4 – Analista de infraestrutura de computação em nuvem

Define os melhores hardwares e softwares para a execução do trabalho de forma funcional. Formação em cursos ligados à área de tecnologia, sem especificações.

5 – Analista/Consultor Funcional SAP (diversos módulos)

Analisa sistemas e processos de negócios, customização e parametrização na gestão corporativa. Há escassez de profissionais especializados, segundo a pesquisa. Formação em áreas de tecnologia e intimidade com projetos do sistema SAP.

6 – Arquiteto de TI

Desenha e escolhe os padrões de arquitetura de sistemas, integração, organização e estruturação de processos e subsistemas. Além da formação em cursos na área de tecnologia, é desejável ter experiência em arquitetura corporativa.

7 - Profissional de TI especializado em e-commerce

O comércio eletrônico brasileiro deve crescer até 30% ante 2012 e registrar faturamento de R$ 30 bilhões. Para suportar a demanda, o setor precisa de profissionais capazes de desenvolver plataformas que suportem o grande volume de compras online. A formação abrange os cursos de TI e áreas relacionadas.

8 – Especialista de marketing com ênfase em redes sociais

Administra a marca na internet e cuida de sua imagem por meio de campanhas de marketing e outras formas de interação com os consumidores. A formação compreende cursos de comunicação -  jornalismo e propaganda - e administração e marketing.

Clonar HD

Clonar o HD de sua velha máquina pode ser uma idéia tentadora, mas não é a melhor opção.

 

Quer dizer que você ganhou um computador novinho em folha no natal? Meus parabéns! Mas agora você tem trabalho pela frente: migrar todos os seus aplicativos, configurações e dados de sua máquina antiga para a nova.

A primeira reação de muitas pessoas pode ser pegar um software de backup como o Acronis TrueImage e "clonar" o HD da máquina antiga na máquina nova. Mas recomendo fortemente que você não faça isso: você estará levando todo os problemas de seu PC antigo (como conflitos entre programas, "lixo" acumulado ao longo dos anos e erros de configuração) para o novo, e criará mais problemas, porque cada cópia do Windows é adaptada ao hardware particular onde está instalada. Por fim, você acabará com a mesma licença do Windows rodando em dois computadores diferentes, algo de que a Microsoft não gosta, e não vai usar a licença pela qual pagou quando comprou o novo PC.

Lamento dizer, mas você vai precisar separar um tempo para mover seus arquivos da forma certa. Em primeiro lugar, você precisa colocar o novo computador em sua rede. E não estou falando de acessar a internet, você tem que fazê-lo conversar e compartilhar arquivos com o PC antigo. Isso não é uma necessidade absoluta, mas vai tornar as coisas muito mais fáceis.

Agora, instale no novo computador todos os programas que você quer usar. Uma boa forma de acelerar o processo é usando um utilitário como o Ninite, que baixa e instala vários programas pra você de forma automatizada. Se você usa software comercial (como o Office, as ferramentas da Adobe, etc) pode ter problemas de ativação se colocar o mesmo programa em duas máquinas. O melhor a fazer é primeiro desinstalar o programa do PC antigo antes de instalá-lo no novo. Pode ser necessário "desativar" o PC antigo, consulte o site do fabricante para instruções de como fazer isso.

Com tudo instalado, mova seus arquivos. Se você é organizado e guarda seus arquivos nas pastas padrão do Windows (Documentos, Downloads, Musica, Imagens), isso pode ser tão simples quanto arrastar os arquivos de um PC para a pasta compartilhada correspondente no outro.

 

Mas se você não tem certeza de onde as coisas devem ir, use o utilitário Transferência Fácil do Windows (Windows Easy Transfer), que é parte do Windows 8 (que, assumo, veio com seu PC), para simplificar o processo. Na tela iniciar no novo PC digite transfer, tecle Enter e siga as instruções na tela.

Depois de tudo pronto, mantenha seu velho PC por perto por alguns meses, só para ter certeza de que não esqueceu nenhum arquivo importante. Divirta-se com sua nova máquina!