sábado, 28 de novembro de 2009

Mininova Acabou, Conheça Alternativas Para Baixar BitTorrent

Gus's SOS Brasil

 


mininova legal torrents
O famoso site Mininova que armazena milhares de arquivos torrents para baixar filmes, músicas, jogos, seriados, etc, tornou-se um site legal, ou seja, somente material com copyright.

Embora sejamos fãs do Mininova, sabemos que nunca mais passaremos por la, e ele acabará por ter um fim igual a tantos outros sites que passaram para a legalidade tal como o Napster por exemplo. Ninguém fala do Napster nem sabe que existe.

Para a alegria da torcida rubro-negra, existem alternativas a altura do Mininova, vou listar aqui alguns sites onde vocês podem procurar seus arquivos torrents:

1. Torrentz.com

2. ShareReactor.com

3. IsoHunt.com

4. BtJunkie.org

5. ThePirateBay.org

6. SumoTorrent.com

Alem destes sites, você pode procurar via google usando as palavras chaves do nome do arquivo mais “torrent” que você encontra blogs, forums e sites menos conhecidos.

Conheça também nosso buscador torrent, que usa a tecnologia Google com alguns hacks para procurar estes arquivos.

www.gusleig.com/sos/buscador-torrent/

 

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Melhore Definição de Suas Fotos Com Efeito do Photoshop

Gus's SOS Brasil


O Photoshop é o melhor programa para manusear fotos mas saber trabalhar com ele não é fácil. Existem várias maneiras de fazer a mesma coisa, o manual explica como as ferramentas funcionam mas não as técnicas para chegar a um determinado resultado.

Para quem quer trabalhar com fotos digitais, retocando a foto, até retirando objetos sem que ninguém perceba que eles estavam antes ali, o melhor são livros/guias que dão as dicas em tutoriais com passo a passo para que você faça o que quer. Por exemplo, escrevi um tutorial mostrando como melhorar as cores de uma foto. Outra dica também foi de como deixar a foto e preto e branco com alguma parte colorida.

Conversando com um amigo que trabalha com moda, ele ensinou uma técnica usada para melhorar a fotografia antes da impressão. São passos simples mas que realmente dão um novo visual para a foto. Vamos lá:

1. Abra a foto no Photoshop. No painel de camadas (layers) crie uma cópia da camada background, você pode também duplicar a camada através do menu de Layers -> Duplicate Layer.

2. Selecione a nova camada e vá no menu de Filtros (Filters -> Other -> High Pass). Clique em Ok

photoshop 4 layers

photoshop High Pass

3. Tudo fica cinza, não se desespere. Clique novamente no painel de camadas na direita em cima da camada que ficou cinza e com o botão direito do mouse, escolha "Blending Options". Na janela que abrir escolha no Blend Mode: Overlay.

photoshop Layer Style

O resultado é uma foto com mais definição "sharping". É visível a melhora na definição. Pode ir do gosto de cada um mas para alguns trabalhos a definição é primordial. Veja se funciona para você.

Photoshop jardim botanico antes

Photoshop jardim botanico depois


    

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cursos Gratuítos

Aprenda Java de graça na internet
A portabilidade e seus recursos de integração com redes estão entre seus maiores diferenciais do Java. Outra vantagem é sua semelhança com o C e C.

FGV oferece cursos gratuitos de tecnologia
O conteúdo para a área de tecnologia abrange a gestão da TI, baseada nas estratégias e conceitos, além de técnicas de gerenciamento de projetos.

Aprenda inglês de graça com o YouTube
Além de ser uma plataforma de entretenimento, o YouTube também traz diversas opções para estudar. Pensando nisso, a INFO separou alguns cursos de inglês para você.

Começa o Fórum de Educação e Tecnologia
Cerca de 15 mil pessoas devem participar durante toda a semana do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília.

Abertas vagas para trainees no RJ
A Elumini IT & Business Consulting anunciou a abertura de seu processo de seleção de trainees para vagas no Rio de Janeiro.

Demitido por causa de game ganha indenização
Um argentino que resolveu jogar videogame no horário de trabalho – e demitido por essa causa – vai ganhar uma bolada da concessionária de veículos em que trabalhava.

PHP Conference Brasil acontece em SP
O PHP Conference Brasil 2009, que acontece entre os dias 26 e 29 de novembro, terá como sede a UNIFIEO, em Osasco, SP.

Fotos do iPhoto no Adobe Bridge e Photoshop

Gus's SOS Brasil


apple logo chromeUma dica para quem usa Mac e gerencia suas fotos com o iPhoto. O iPhoto armazena a biblioteca de fotos num um arquivo "iPhoto Library" que fica dentro da pasta Imagens (Pictures). Para poder navegar e abrir as fotos com o Photoshop ou o Adobe Bridge é necessário abrir este pacote e criar um atalho para elas da seguinte maneira:

1. Navegue com o Finder até a pasta Imagens e encontre o arquivo "iPhoto Library".

2. Clique com o botão direito do mouse ou trackpad e escolha a opção "Show Package Contents" ou "Mostrar conteúdo do pacote".

3. Agora você verá o conteúdo da biblioteca do iPhoto como se fosse uma pasta de arquivos contedo suas fotos. Encontre as duas pastas "Modified" e "Originals".

iPhoto Library modified originals

4. Selecione as duas pastas, se precisar usando a tecla "shift" e com o botão direito clicando na seleção, clique em "Make alias" ou criar um atalho.

5. Agora arraste as duas pastas "Modified alias" e "Originals alias" para a pasta de Imagens (Pictures).

Desta forma você tem acesso via Adobe Bridge, Photoshop ou qualquer outro programa de gerenciamento de fotos a biblioteca do iPhoto. Note que as alterações realizadas nas fotos em RAW não são apresentadas pelo iPhoto.

   

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Baixe Office 2010 Beta Gratis

 

Gus's SOS Brasil


office 2010

A Microsoft disponibilizou ontem o novo pacote Office 2010 beta para baixar gratuitamente por qualquer pessoa, basta ir no endereço: www.microsoft.com/2010

O Office 2010 terá diversas versões além do SharePoint Server 2010, que inclui o Visio 2010, Project 2010 e Office Web Apps.

A versão final deste produto deve estar disponível em maio/junho de 2010.

www.microsoft.com/2010 

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Converter FAT32 Para NTFS e Usar no Windows e Mac


Gus's SOS Brasil


Um dilema para quem tem um disco externo USB e usa computadores Mac e Windows, a formatação NTFS.

Para quem não sabe, os discos rígidos, ou memórias tipo Pen Drive podem ser formatados de diversas maneiras tais como: NTFS, FAT32, Mac OS Extendido, etc.. Essas siglas estranhas representam o sistema de arquivos utilizado. Até aí seria como poder instalar um Linux ou Windows no seu Pc.

O problema é quando você quer usar o disco em computadores com sistemas operacionais diferentes, Mac OS X ou Windows. Cada sistema operacional prefere trabalhar com um sistema de arquivos. Para arquivos pequenos não há problema nenhum, pois com o disco externo formatadao em FAT32 você pode gravar tanto no Mac quanto no Windows.

O Windows usa o NTFS ou FAT32 e pode escrever no sistema do Mac porém somente com programas pagos (pelo que conheço).

O problema do FAT32 é que os arquivos não podem ter mais que 4Gb. E isso é muito ruim pois hoje já existem filmes em bluray convertidos para arquivos que excedem esse tamanho. O que fazer?

O Mac OS X usa o "Mac OS Extendido" e não escreve arquivos no sistema NTFS sem ajuda de um programa externo (que já falo a seguir).

A minha solução foi usar o NTFS, primeiramente converti meu disco externo USB de 1TB para NTFS com o Windows.

Primeiro identifique a letra que representa seu disco externo, você pode fazer isso através do Windows Explorer.

Depois, basta entrar na linha de comando, menu Iniciar->Executar->CMD e digitar o comando:

convert letra da unidade: /fs:ntfs

É recomendável fazer uma verificação de integridade do disco antes, eu fiz através do comando:

chkdsk windows

chkdsk /f f:

ou por exemplo para o disco e:

convert e: /fs:ntfs

convert fat32 ntfs

O processo não demorou mais do que 5 minutos.

Gravando Arquivos em Discos em NTFS no Mac OS X

Com o disco externo no sistema NTFS você não tem problema nenhum no Windows, pode gravar seus arquivos enormes de mais de 4Gb, porém no Mac isso não é tão fácil e é necessária a instalação de um programa externo.

O NTFS-3G é o "cara" que faz isso.

Você que tem seu Mac, pode baixa-lo no site oficial macntfs-3g.blogspot.com, depois instalar e reiniciar o Mac para usar. A utilização é transparente para o usuário, basta plugar seu disco USB para o Mac poder ler e escrever. A escrita não é tão rápida quanto o normal mas funciona bem. 


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Programa de Desfragmentar Arquivos no Windows da Microsoft

Gus's SOS Brasil


Já falei aqui de muitos programas para desfragmentar o disco rígido do seu Pc. Todos eles fazem bem o trabalho de juntar partes de um arquivo espalhadas pelo disco de forma a agilizar o acesso.

Uma nova ferramenta para desfragmentar foi criada pela Sysinternals, agora mesma empresa da Microsoft, com o nome de Contig.

O Contig pode desfragmentar um disco ou até arquivos individuais, ele tem apenas 100KB e pode ser baixado aqui.

contig Windows XP dos command

Para usar o Contig, descompacte o arquivo que você baixou (use o WinRAR ou WinZIP) na pasta windows/system32.

O programa funciona na linha de comando, um exemplo para desfragmentar todos arquivos tipo biblioteca do Windows (DLL) seria usar assim:
contig -s c:\windows\*.dll

Para acessar a linha de comando basta ir no menu INICIAR-> EXECUTAR -> digita CMD

Se alguém tiver dificuldade com a "linha de comando" pode usar a interface gráfica chamada de Power Defragmenter.

Uma informação importante para quem pensa que um defragmentador de arquivos vai resolver todos seus problemas: Um disco rígido deve ficar pelo menos 10% vazio. Mantendo esta regra você consegue usar o desfragmentador para obter um bom resultado.


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Procure Musicas Com Google

 

Gus's SOS Brasil


 

google music logo

Duas de cada dez pesquisas mais realizadas na internet são sobre música. Isso mostra como ela é importante na vida das pessoas.

Para ajudar o Google resolveu integrar um banco de dados de diversos sites e empresas como o Imeem, Lala, MySpace, Pandora Radio, Rhapsody, EMI, Sony Music, Universal e Warner Brothers, contendo letras, vídeos, informações e até formas de escutar seu artista favorito atravé de uma simples pesquisa.

Não é preciso nada demais, baixar algum programa ou digitar palavras especiais na caixa de pesquisa do Google, apenas coloque o nome da banda ou parte da letra que o resto é automático.

Você pode testar uma combinação de nome de banda mais nome da música ou parte da letra.

Por exemplo, vamos pesquisar por U2 Walk On. De cara já aparece tudo sobre a música, vídeos, letras e até uma forma de escutar via LastFM.

O mais interessante é pesquisar parte da letra, pois as vezes você não se lembra do nome da música ou banda. O Google é inteligente o bastante para saber o que fazer com o que você digitou. Acrescente a palavra chave torrent para ver sites de downloads.

O importante agora é que existe uma inteligência musical incorporada no Google. O endereço especial é: www.google.com/music 

Video em Mp4 no Windows Media Player

Gus SOS Brasil
 

Gus's SOS Brasil


Windows Media player

Estava com um amigo que precisou tocar video do tipo mp4 no Windows Media Player e não conseguia de jeito nenhum.

O problema é que o Windows Vista no caso não vem com um codec de mp4. Os codecs são necessários sempre que você baixa algum filme com um tipo de compactação de audio ou video diferente do que ja tem instalado no seu computador. Exemplos de codecs são: DivX, XviD, Mp3, etc…

Como saber qual codec está faltando? Use o programa grátis gspot (codec information appliance). Ele é pequeno e grátis. Quebra um galhão!

gspot screen

No caso de estar faltando o codec de mp4, o que impede de você ver vídeos neste formato no Windows Media Player, uma solução é instalar o pacode de codecs chamado K-Lite Codec Pack 5.2.0.

O site codecguide.com contém atualizações a versões mais novas onde você pode baixar grátis. Até o momento que escrevi este artigo o que funcionou em mp4 foi o K-lIte Codec Pack 5.2.0 (13/10/2009).

 


 

10 Programas Gratis Obrigatórios Para Windows 7

Gus's SOS Brasil


Windows 7 boxO Windows 7 chegou de vez e os amantes do Windows XP podem agora descansar em paz fazendo sua atualização. Leia o artigo sobre dúvidas de atualização do Windows XP para o 7.

Mesmo que tenham que reinstalar todos seus aplicativos, o Windows 7 traz benefícios em termos de facilidade de uso, rapidez e segurança.

Que tal uma lista com 10 programas grátis para tornar seu Windows 7 ainda melhor?

1. Microsoft Security Essentials

microsoft security essentials

O Windows 7 não tem nenhuma proteção padrão contra Malware, por isso a Microsoft disponibilizou seu próprio anti-virus grátis, o Microsoft Security Essentials.

2. Google Picasa

Para gerenciar suas fotos, corrigi-las e compartilhar no Facebook, Blogspot ou Picasa Web Albuns, o Picasa é o melhor programa. Ainda tem reconhecimento de face para identificar pessoas e agilizar a sua organização.

3. Windows Easy Transfer

O Windows Easy Transfer ajuda na migração dos dados do Windows XP ou Vista para o 7. É gratis.

4. Ninite

Se você usa o Windows XP e está passando para o Windows 7, precisa reinstalar todos seus programas pois o Windows 7 faz uma nova instalação sem atualizar. O programa Ninite permite agilizar o processo de reinstalar seus programas grátis favoritos.

Basta escolher os programas de uma lista que ele baixa e instala.

5. Ultimate Windows Tweaker v2

windows tweaker v2

Para customizar o Windows este programa oferece diversas opções extras de interface, rede, configurações do sistema e segurança. O Ultimate Windows Tweaker v2 é grátis.

6. WinRAR

O WinRAR é a opção número 1 de compactação e descompactação de arquivos. Uma boa alternativa é o WinZip 14 mas que a versão shareware custa $30 dólares.

7. EnhanceMySe7en Free

O Windows 7 é mais fácil de usar que o XP ou Vista porém algumas tarefas de gerenciamento do sistema operacional podem ser mais complicadas. O EnhanceMySe7en é um programa que ajuda a otimizar o sistema do Windows 7, monitora a performance dos discos inclusive de temperatura, fazendo a faxina diária de forma mais fácil.

8. Windows 7 Upgrade Advisor

Antes de atualizar o Windows XP para o 7, baixe o Upgrade Advisor para verificar se o hardware do seu PC é compatível com os drivers do Windows 7. Muitas impressoras antigas e outros periféricos podem ter problemas sério de compatibilidade por isso não custa nada checar.

9. Taskbar Meters

taskbar meters windows 7

Este pequeno programa permite colocar os indicadores de utilização de CPU e memória diretamente na barra do Windows 7.

10. WinFox

winfox windows 7 firefox

Nem coloquei o navegador Firefox na lista dos programas obrigatórios mas nem é preciso dizer isso. Para adaptar melhor o Firefox com o Windows 7, o WinFox coloca um menu inteligente na barra de programas para você ter rápido acesso.