quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Vivo encerra a velocidade reduzida

Fonte: http://canaltech.com.br/noticia/telecom/Vivo-encerra-a-velocidade-reduzida-e-cobra-mais-de-quem-exceder-a-franquia/?utm_source=Canaltech+Oficial&utm_campaign=073887e899-UA-33160475-1&utm_medium=email&utm_term=0_416ee9a6e7-073887e899-73576285

Vivo encerra a 'velocidade reduzida' e cobra mais de quem exceder a franquia

Clientes pré-pago da Vivo no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais serão os primeiros a utilizar a nova forma de cobrança da operadora que afeta a navegação na internet nos dispositivos móveis. A partir desta quinta-feira (6), assinantes da empresa nesses estados não terão mais a conexão reduzida após o fim da franquia, sendo que será necessário contratar um pacote adicional com mais megabytes (MB) para conseguir navegar.

O novo modelo já é empregado nos Estados Unidos e alguns países da Europa, e foi anunciado em diversos sites de tecnologia há algumas semanas. A Vivo é a primeira no país a adotar a mudança, que deve, em um segundo momento, ser estendida aos demais estados e posteriormente aos clientes pós-pago. As informações são do jornal Zero Hora.

Em nota, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que já solicitou junto as operadoras mais informações sobre o assunto e que o tema está em análise. "A Agência acompanhará as mudanças implementadas na forma de cobrança para verificar o cumprimento de todos os itens da regulamentação", afirmou.

Atualmente os clientes assinam uma franquia de megabytes da operadora e quando utilizam todos os MB da franquia continuam navegando gratuitamente, mas com a velocidade da conexão reduzida. Com o novo modelo, o usuário não terá mais conexão após o uso dos MB da franquia, apenas se contratar um novo pacote de dados. Com isso, se você assinar uma franquia de 100 MB, por exemplo, e usar toda a sua cota de conexão antes do final do mês, seu acesso à web será cortado até que você assine um pacote avulso ou espere pela fatura do próximo mês.

A mudança pode atingir também clientes da TIM e da Oi, mas apenas futuramente, uma vez que as empresas ainda estão estudando as novas regras e não informaram detalhes sobre o funcionamento ou implementação da alteração.

As três operadoras se manifestaram sobre o tema. Para a TIM, as mudanças na tarifação da internet móvel são uma manobra natural, mas a companhia não prevê ajustes imediatos. A Oi confirmou em nota que "considera o fim da velocidade reduzida", enquanto a Claro afirmou que "está constantemente avaliando formas de oferecer aos seus clientes a melhor experiência em internet móvel", mas não revelou se pretende fazer mudanças na tarifação de pacotes. 

Para os clientes da Vivo que passarem pela mudança, a operadora vai oferecer um Pacote Vivo Internet Adicional 50 MB por R$ 2,99, válidos por sete dias, sendo que para contratar será necessário responder um SMS da operadora que vai informar o limite da franquia. Caso o usuário não queira comprar o pacote adicional, terá que aguardar a renovação do pacote que assina.

Para avisar aos clientes quando o pacote de dados estiver acabando, a Vivo mandará um SMS quando o uso atingir 80% da franquia e uma outra mensagem quando ela acabar. O usuário da operadora ainda pode consultar essas informações pelo site Meu Vivo ou por meio do aplicativo Meu Vivo, disponível para iOS e Android.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Gmail 5.0 para Android ganha "novo look" e tem suporte ao Exchange


A nova versão do app usa design e interface do Android 5.0, o Lollipop, e agora suporta todos os tipos de emails, incluindo contas POP IMAP

A nova versão do app do Gmail da Google para Android ganhou novo visual, novos recursos e passa a suportar também outras contas de email além do Gmail. A informação foi publicada pelo site Android Police.
O visual do GMail 5.0 segue a linha do "Material Design" que a Google desenvolveu para apps Android e teve a interface de navegação renovada. Material Design é o nome dado pela Google para o novo conjunto de design e funcionalidades (look and feel) dos seus apps e é uma peça-chave no contexto do novo Android 5.0 ( o Lollipop).
Novo mailbox
O painel da mailbox (caixa de emails), por exemplo, agora tem um novo estilo slide-out de "gaveta", e a tela de leitura de mensagens ficou mais limpa. O app também ganhou um esquema de cores mais brilhante comparado com o cinza claro da antiga versão.
Uma das grandes novidades é o suporte ao Microsoft Exchange, assim como a contas de email POP e IMAP (o que inclui na lista de emails suportados o Yahoo Mail, iCloud, e emails fornecidos por seu provedor de acesso). Portanto, você agora não vai mais precisar usar dois apps diferentes para checar todos os seus emails. Com a nova versão 5.0, o Gmail para Android tornou-se um cliente de email de uso genérico.
A Google vai distribuir o update do app de email para os smartphones, mas pode levar algum tempo até que seu aparelho receba o update. Um jeito de acelerar o processo, se você tem pressa, é fazer o update manual. O site Android Police publicou links para versões do APK que você pode baixar a instalar no seu smartphone manualmente.