terça-feira, 29 de julho de 2014

Vizinhos e Internet das Coisas se juntam para tomar conta da sua casa


Sistema de segurança e monitoramento doméstico da empresa mineira Denox alia comunicação entre máquinas com alertas entre família, amigos e vizinhos via SMS e email.

A Denox, empresa de Belo Horizonte especializada em monitoramento remoto de pessoas, segurança e automação,  está lançando uma solução de segurança e monitoramento doméstico que associa Internet da Coisas (IoT) com a velha rede de amigos e vizinhos.

A Central Denox integra controle remoto de pessoas, imagens, eventos e energia elétrica. Por meio de um aparelho, a Central Denox funciona ligada a uma rede elétrica e se conecta a Internet por um cabo ou rede sem fio. A sincronização com os dispositivos móveis é feita por meio do aplicativo MyDenox, que pode ser baixado na App Store ou Google Play.

O sistema permite que o dono da casa crie uma rede de segurança – parentes, vizinhos, amigos, dentre outros – que se conecta por meio de envio e recebimento de mensagens online no smartphone e por e-mail com informações do que acontece em casa em tempo real e a possibilidade de dar acesso ao vizinho para monitorar um local.

Os usuários da rede são cadastrados via biometria pelo próprio aparelho, que poderá desempenhar funções como: controle de entrada e saída de pessoas, alarme, mensagens de voz, dentre outras. A Central também pode ser sincronizada com sensores de presença, botões de pânico e as tomadas inteligentes, que permitem o controle via celular de qualquer aparelho eletrônico ou dispositivo de iluminação.

O serviço é oferecido pela Denox em regime de assinatura. O custo do aplicativo varia de acordo com o número de equipamentos da residência que estarão conectados à rede. O pacote básico sai pelo preço de R$ 59 mensais. Já o mais caro, que conta com a possibilidade de transmissão das imagens das câmeras de segurança em tempo real, é oferecido a R$ 145.

Dados da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside) revelam que cerca de 300 mil residências em todo o país possuem automação, mas segundo a entidade, a dimensão desse mercado é ainda maior. De acordo com um levantamento global da Motorola Mobility, 78% dos entrevistados brasileiros estavam interessados em automação residencial, acima da média mundial (66%). No entanto, 37% disseram que precisariam ser convencidos do bom custo/benefício de um serviço antes de pagar por ele.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Foursquare se livra dos check-ins e ganha novo logo para relançamento


Usuários do aplicativo vão precisar do app Swarm para informar sua localização. Plano é concentrar o Foursquare em recomendações e relançar o produto em agosto

O Foursquare tem chamado a atenção para seu "renascimento" há meses e agora parece que chegamos ao fim (ou ao começo) da história. A partir desta quinta-feira, usuários do aplicativo não mais poderão fazer check-in em locais via Foursquare. O serviço agora empurra você para o app Swarm, dedicado apenas a check-in.

A empresa vem empurrando seus 50 milhões de usuários para instalar o Swarm desde que o app foi lançado, em maio. O Foursquare disse que 75% de seus usuários já instalaram o aplicativo - possivelmente porque sempre que tentavam fazer o check-in via Foursquare eram informados para fazer o download do Swarm.

Com os check-ins banidos, o Foursquare entra em rampa de decolagem para seu relançamento, marcado para o início de agosto. A empresa está voltando seu foco para rcomendações, numa tentativa de tornar-se um competidor hiperlocal do Yelp. Um novo propósito pede um novo logo, declarou a empresa, "projetado para ser uma mistura de marcador de mapas com emblema de super-herói".

O Foursquare também mostrou um pouco do novo desgin, que é bem mais agradável esteticamente que o atual. O novo foco em imagens e o uso das cores azul e rosa estão a quilômetros de distância da interface cheia de texto com elementos azul e verde que o app utiliza desde seu lançamento.

Até que o novo Foursquare seja lançado, se quiser fazer check-ins você vai ter de usar o Swarm (ou desistir de usar o serviço de vez). A empresa sabe que seus usuários mais dedicados ficaram incrivelmente infelizes com a remoção dos check-ins e jogos da app principal, portanto está trabalhando para fazer do Swarm um lugar mais divertido. Isso quer dizer mais pacotinhos de sticker, dicas que aparecem com os check-in, diferentes categorias de prefeitos e recursos de edição para super-usuários.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Procon inclui mais 18 sites em sua lista negra


Muitos fornecedores não entregam o produto e não são localizados
A Fundação Procon  adicionou mais 18  sites não recomendados aos consumidores nesta sexta-feira (18/7).
As empresas incluídas   foram notificadas pelo órgão de defesa do consumidor e não responderam ou não foram encontradas.
Esses fornecedores muitas vezes não são localizados, mesmo no  rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR – responsável pelo registro de domínios no Brasil, diz a nota do Procon.
Alguns casos  são encaminhados para o Departamento da Polícia que combate os crimes eletrônicos e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil. Porém, muitos sites continuam em atividade. Por isso, o  Procon alerta  o consumidor  a  buscar mais informações a respeito do fornecedor antes de efetuar qualquer compra na internet.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Não poupa nada do seu salário? Você não está sozinho


Uma das estratégias mais elementares para enriquecer é poupar, mas parece que boa parte dos brasileiros não está muito empenhada em segui-la: 39% não poupam nenhuma parte do seu salário.
Esse foi o resultado obtido por uma pesquisa sobre hábitos financeiros realizada com 1.000 pessoas pela Quesh, empresa especializada em pesquisas on-line.
Apesar da alta parcela de pessoas que não poupam, 44% dos entrevistados disseram guardar entre 10% a 20% do salário, 12% poupam de 30% a 40% e 4% poupam mais do que 50%.
A pesquisa também questionou se os entrevistados fazem algum tipo de controle financeiro. Enquanto 73% gerenciam suas finanças de alguma forma, 27% não fazem nenhum tipo de controle.
A maioria (26%) controla seu orçamento fazendo registros em papel, 25% usam planilhas eletrônicas, 10% fazem seu controle por meio de aplicativos e 13% o fazem por meio de outros métodos, diferentes dos citados.
É interessante notar que mesmo em uma pesquisa feita on-line, portanto com pessoas que têm o hábito de usar a internet, a maioria dos entrevistados disse fazer o controle em papel. 
Para quem tem interesse em evoluir do papel para o meio eletrônico, vale conferir a galeria no pé da página.
Opções de investimento
Sobre os hábitos de investimento, o resultado não surpreende: 47% dos entrevistados disseram investir na caderneta de poupança. 
Mesmo sendo o investimento preferido dos brasileiros, o desempenho da poupança tem decepcionado. No primeiro semestre, a caderneta teve um rendimento inferior à inflação do período e com a taxa Selic nos atuais 11% ao ano, ela tem rendindo também menos do que outros investimentos muito seguros do mercado
Os imóveis foram o segundo investimento mais citado, com 6% das respostas, seguidos pelas aplicações em Bolsa, com 5% das respostas. Uma parcela de 11% dos entrevistados disse investir em outras aplicações, diferentes das citadas.
Ainda dentro da mesma questão, 32% disseram não fazer nenhum tipo de investimento, dado que bate com a porcentagem de pessoas que não poupam nenhuma parcela do salário.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O PROtune


PROtune otimiza e deixa mais rápido o funcionamento do seu celular.

PROtune é um aplicativo para otimizar o Android. Completo, tem diversos recursos que prometem deixar o smartphone mais limpo, seguro e rápido. Afinal, travamentos e exposição a malware são problemas comuns em muitos aparelhos com o sistema do Google, e é sempre bom o usuário ter uma alternativa para ajudar a melhorar o desempenho de seu gadget.
Em sua tela principal, o aplicativo exibe quanto de memória interna está ocupada e quanta memória RAM está sendo consumida pelo gadget no momento. Logo abaixo destas informações, são exibidas as seis opções de funcionalidades a que o usuário pode recorrer para tornar o telefone melhor em termos de desempenho.
São elas: Junk Cleaner, para limpar arquivos indesejados e inúteis; Game Booster, para melhorar a performance do celular na hora de jogar; App Manager, para gerenciar os aplicativos instalados; Memory Clener, para otimizar a memória RAM e fechar processos que não estão sendo usados; Secure Browser, um navegador privado; e Privacy Scanner, para garantir a privacidade.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cancelamento automático de serviços de telecom entra em vigor amanhã


Clientes vão poder cancelar os serviços de banda larga, telefonia e TV a cabo sem falar com os atendentes do call-center. Além disso, as promoções passarão a valer para todos, novos e antigos assinantes.

Entra em vigor nesta terça-feira, 8/7, várias das regras de atendimento aos clientes previstas no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços Telecomunicações (RGC), que aumenta a transparência nas relações de consumo e amplia os direitos de quem utiliza telefonia fixa e móvel, banda larga e televisão por assinatura.

Entre as novidades está a entrada em vigor da oção de cancelamento automático dos serviços, sem que seja necessário falar com os atendentes da operadora. O cancelamento automático deverá ser processado pela operadora em, no máximo, dois dias úteis. Se o cliente quiser, o cancelamento também pode ser efetuado por meio de atendente.

A Anatel espera que a regra torne mais simples para o consumidor cancelar um serviço de telecomunicações. O cliente poderá cancelar seu serviço por meio da internet ou simplesmente digitando uma opção no menu na central de atendimento telefônico da prestadora.

A facilidade para contestar cobranças também começa a valer a partir de amanhã. Sempre que o consumidor questionar o valor ou o motivo de uma cobrança, a empresa terá 30 dias para lhe dar uma resposta. Se não responder neste prazo, a prestadora deve automaticamente corrigir a fatura (caso ela ainda não tenha sido paga) ou devolver em dobro o valor questionado (caso a fatura já tenha sido paga). O consumidor pode questionar faturas com até três anos de emissão. 

Confira outros três direitos que começam a valer a partir desta terça-feira.

Validade mínima de 30 dias para crédito de celular pré-pago 
Todas as recargas de telefonia celular na modalidade de pré-pago terão validade mínima de 30 dias. Atualmente, são oferecidos créditos com períodos de validade inferior, o que confunde o consumidor. As operadoras deverão ainda oferecer duas outras opções de prazo de validade de créditos, de 90 e 180 dias. Estas opções devem estar disponíveis tanto nas lojas próprias como em estabelecimentos que estão eletronicamente ligados à rede da operadora (supermercados, por exemplo). O usuário também deverá ser avisado pela prestadora sempre que seus créditos estiverem na iminência de expirar. Os pré-pagos representam 78% da base de acessos móveis do País. .

Promoções passam a valer para todos: novos e antigos assinantes 
Atualmente, muitas operadoras fazem ofertas promocionais (com preços mais baixos, ou mesmo com algumas gratuidades) para captar novos assinantes, mas não oferecem as mesmas condições para aqueles que já assinam os seus serviços. Com o novo regulamento, qualquer um - assinante ou não - tem direito a aderir a qualquer promoção que for anunciada pela operadora, na área geográfica da oferta. Caso já seja cliente, o interessado em mudar de plano precisa ficar atento sobre eventual multa decorrente da fidelização do seu plano atual.

Mais transparência na oferta dos serviços 
Antes de formalizar a contratação de qualquer serviço, as operadoras deverão apresentar ao potencial cliente, de forma clara e organizada, um sumário com as informações sobre a oferta. As empresas devem informar, por exemplo, se o valor inicial é ou não uma promoção - e, caso seja promoção, até quando ela vale e qual será o valor do serviço quando ela terminar. Também devem deixar claros, entre outros pontos, os seguintes: quanto tempo demora até a instalação do serviço; o que está incluído nas franquias e o que está fora delas, e; quais velocidades mínima e média garantidas para conexão, no caso de internet.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Rumor: Windows 9 vai se adaptar ao dispositivo no qual for instalado


Agora que o Windows 8.1 já se estabeleceu no mercado, o foco passa a ser a próxima versão do sistema operacional da Microsoft, que por enquanto é chamado de Windows Threshold, por não se saber, ainda, se o sistema terá o nome de Windows 9.

O Windows 8, quando foi lançado, causou bastante controvérsia, por causa do seu foco em computadores com telas sensíveis ao toque. Para a Microsoft, à época, isso significava que todos os usuários deveriam atualizar seus hardwares e comprar um monitor touch, por ser a melhor maneira de interagir com o sistema. Obviamente essa abordagem não foi bem recebida, e o sistema recebeu diversas críticas, principalmente por deixar os tradicionais teclado e mouse em segundo plano. E a ausência do Menu Iniciar, então, selou o caixão do Windows 8.

Com o Windows 8.1, a Microsoft tentou melhorar um pouco as coisas e inseriu alguns recursos para colocar os programas com interface Metro (voltada para tablets e telas de toque) no desktop e melhorar a usabilidade, o que ajudou um pouco os usuários.

Segundo o ZDNet, a Microsoft incluirá no novo sistema uma série de recursos voltada para os usuários "desktop", ou seja, os que utilizam mouse e teclado. A tela sensível ao toque será tratada como acessório opcional.

Com a primeira atualização do Windows 8.1, a empresa criou vários perfis de uso baseados em padrões de harware. Com isso, alguns dispositivos trazem os botões de busca e de desligar o sistema na tela inicial, junto aos Live Tiles, e outros não. Há ainda computadores que exibem, assim que o sistema é ligado, a Área de Trabalho do Windows, em vez dos Live Tiles.

A Microsoft deve continuar com essa abordagem, fazendo o sistema se adaptar ao computador que o estiver rodando. Em outras palavras, o Windows trabalhará de maneira bem diferente em cada dispositivo.

Com isso, a versão do Windows Threshold para dispositivos móveis não terá o ambiente desktop, mas ainda dará suporte a aplicativos rodando lado a lado. Essa versão móvel do novo Windows funcionará em smartphones e tablets que utilizam os processadores de arquitetura ARM (Windows Phone), e talvez os tablets que utilizam o processador Intel Atom.

A versão para desktops incluirá o chamado Mini Menu Iniciar, que será uma versão remodelada do tradicional Menu Iniciar que a Microsoft deixou de lado com o Windows 8, e que foi um dos principais motivos de reclamação dos usuários. Ainda será possível rodar programas que usam a interface Metro e também os que forem baixados pela Windows Store. 

O Windows Threshold deve chegar em meados de abril, ou até em junho de 2015, ao mercado.

Mas o que acontece até a chegada do próximo Windows?

Até lá, a Microsoft lançará mais uma atualização do Windows 8.1, a Windows 8.1 Update 2. Ela deve ficar pronta a qualquer momento, e deve chegar para os usuários em agosto. Muitos estavam esperando que a empresa colocasse o Menu Iniciar de volta nessa versão, mas não foi desta vez.

Leia mais: Terceira atualização do Windows 8.1 pode atrasar chegada do Windows 9

Com a próxima versão, a companhia espera puxar o maior número possível de usuários do Windows 7 para o Windows 7 Service Pack 1 (SP1), e os do Windows 8 para Windows 8.1 Update, em preparação para receberem o Threshold.

Ainda é um pouco cedo para ter uma posição sobre os preços e versões do sistema, mas tudo indica que ele será oferecido gratuitamente para usuários do Windows 8.1, e por um preço reduzido ou até mesmo gratuito também para os que ainda estão com o Windows 7.