segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Especial: o que já sabemos sobre a primeira atualização do Windows 8.1

Fonte: http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2014/01/31/especial-o-que-ja-sabemos-sobre-a-primeira-atualizacao-do-windows-8.1/

Sistema avançará rumo à integração entre a interface moderna e o desktop, e ajustes para facilitar o uso com mouse e teclado.

Com a primeira atualização do Windows 8.1, a Microsoft realmente quer que os usuários de teclado e mouse se sintam confortáveis usando os novos apps "modernos". Agora temos uma boa ideia do que esperar do Windows 8.1 Update 1, graças a uma série de "vazamentos" de informações relatados por sites como o Win8China e o confiável blogueiro russo WZor, além de relatos de Paul Thurrot e Mary Jo Foley, dois autores com um sólido histórico de "furos" relacionados ao Windows.
Fãs do desktop podem ficar desapontados ao saber que a nova versão não abole completamente a Interface Moderna (antigamente conhecida como "Metro" e seus apps). Mas resolve questões que tornavam estes apps difíceis de usar sem uma tela senvível ao toque. A atualização também parece ajudar a reduzir o conflito entre o desktop e a interface moderna, continuando o caminho rumo à "conciliação" desbravado pelo Windows 8.1.
Atalhos para apps modernos na barra de tarefas
Se você passa a maior parte do tempo no desktop do Windows 8.1, mas ainda quer usar ocasionalmente um ou outro app moderno, vai gostar de saber que isso fica mais fácil no Update 1 graças à capacidade de criar atalhos para apps modernos na barra de tarefas. Você poderá "fixar" os apps à barra, como nos programas para o desktop, e até ver uma amostra da interface do app pairando o cursor do mouse sobre o ícone. Os apps também poderão suportar Listas de Atalhos ("Jump Lists") no futuro, o que permitirá que os usuários desktop acessem diretamente uma certa parte do app.

Menus contextuais em apps modernos
Usar apps modernos no Windows 8.1 com um mouse ou trackpad pode ser cansativo. Quando você clica com o botão direito do mouse em algo, uma barra de opções aparece no canto inferior da tela, exigindo movimento desnecessário do mouse para acessá-las. No Update 1 os usuários de mouse ou trackpad terão "menus pop-up" contextuais, replicando o que acontece quando você clica com o botão direito do mouse no desktop. Segundo Paul Thurrot este recurso será adicionado a todos os apps modernos, em vez de limitado apenas à Tela Iniciar.

Acesso mais fácil a funções como buscar e desligar
Desligar um PC com o Windows 8.1 não é muito difícil, depois que você aprende, mas a decisão da Microsoft de ocultar esta ação atrás do ícone de "Configurações" na barra de "Charms" no canto direito da tela deixou os usuários novatos confusos. A Update 1 resolve o problema adicionando um botão "desligar" à tela Iniciar, junto com um botão para iniciar uma busca em todo o sistema usando o Bing. É um sinal de que a Microsoft está tentando tornar alguns recursos mais fáceis de descobrir.

Um botão "fechar" nos apps modernos
Fechar um app moderno é fácil em um PC com uma tela sensível ao toque. Basta arrastar o dedo do topo para o fundo da tela. Mas com um mouse e trackpad, este é um gesto estranho. Segundo Thurrot, o Update 1 a Microsoft irá adicionar um "X" no canto superior direito da tela em todos os apps modernos, pra tornar mais fácil fechá-los com o cursor.

Menores requisitos de memória e espaço em disco
De acordo com Mary Jo Foley, o Windows 8.1 Update 1 terá menores requisitos de hardware, o que irá permitir que rode em tablets mais baratos. Ela não deu detalhes, mas será interessante ver se o Windows finalmente caberá em aparelhos com 16 GB de espaço em disco.

Data de lançamento
Quando à data de lançamento do Windows 8.1 Update 1, os relatos são conflitantes. Paul Thurrot diz que o objetivo é o início de Abril, enquanto Mary Jo Foley diz que a Microsoft tem como alvo o dia 11 de Março.

E além do Windopws 8.1 Update1, já começam a surgir rumores sobre o "Windows Threshold", embora não esteja claro se o sistema, previsto para 2015, será conhecido como Windows 8.2 ou se começará um novo ciclo como o Windows 9. Os primeiros relatos sugerem que o novo sistema irá reavivar ainda mais a relação com o teclado e mouse, com o retorno do Menu Iniciar e a capacidade de rodar apps modernos como janelas no desktop, em vez de simplesmente fixá-los à barra de tarefas e rodá-los em tela cheia.

Cruzem os dedos! Enquanto isso, dê uma olhada em nosso guia para erradicar a interface moderna no Windows 8.1.