sexta-feira, 31 de maio de 2013

Gmail ganha nova caixa de entrada para "devolver controle ao usuário"

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/29/gmail-ganha-nova-caixa-de-entrada-para-devolver-controle-ao-usuario/

Agora, serviço de e-mail do Google terá cinco abas diferentes para mensagens recebidas: Principal, Social, Promoções, Atualizações e Fóruns.

O Google apresentou a nova caixa de entrada do Gmail com foco em organização nesta quarta-feira, 29/5, por meio de seu blog oficial. A novidade está disponível para as versões desktop e mobile do serviço de e-mail.

A principal mudança fica por conta de uma maior possibilidade de organização das mensagens recebidas. Agora, o usuário pode dividir os e-mails em um total de cinco categorias que aparecem em abas diferentes no desktop.

Com a intenção de colocar o usuário no controle da sua caixa de entrada, o Gmail passa a permitir de maneira mais simples que as mensagens recebidas sejam colocadas nessas categorias: Social, Atualizações, Promoções, Fóruns e Principal, que são os e-mails mais importantes para o usuário.

“Recebemos muitos tipos diferentes de e-mails: mensagens de amigos, notificações de redes sociais, promoções e ofertas, confirmações e recibos, e mais. Todos esses e-mails podem competir pela nossa atenção e dificultar o foco nas coisas que precisam ser feitas. Às vezes parece que nossas caixas de entradas estão nos controlando, em vez do contrário”, afirma o Google no post sobre o assunto.

A novidade será liberada aos poucos para os usuários do Gmail no desktop e nos aplicativos para Android e iOS já trazem a mudança. Na versão mobile, os e-mails principais aparecerão na caixa de entrada e o usuário podendo navegar pelas outras abas para visualizar as diferentes categorias.

Segundo a gigante de buscas, quem não gostar da novidade pode simplesmente desabilitar as abas ou escolher um outro tipo de caixa de entrada.

Os interessados em testar a novidade do Gmail devem clicar no ícone de configurações (ferramenta) e selecionar a opção para configurar a caixa de entrada. Caso consiga visualizar as novas opções de categorias, basta marcar todas e então ver se a novidade funciona para você.

 

 

Microsoft anuncia os novos recursos do Windows 8.1

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2013/05/30/microsoft-anuncia-os-novos-recursos-do-windows-8.1/

Atualização do Windows 8 trará muitas mudanças, entre elas o retorno do botão Iniciar.

Os fãs do Desktop irão encontrar um “presente” de gosto duvidoso aguardando no Windows 8.1, a atualização gratuita para o Windows 8 que será lançada neste ano, e que anteriormente era conhecida como “Windows Blue”: o Botão Iniciar está de volta! Mas o Menu Iniciar não.

Ao clicar no velho botão o usuário será levado para a “Tela Iniciar” na nova interface. Embora o novo recurso seja uma forma de adicionar uma “pista” visual a um sistema cheio de menus ocultos, não é exatamente o que as pessoas que imploravam pela volta do Botão Iniciar queriam.

Mas um outro recurso muito desejado irá estrear no Windows 8.1: a capacidade de iniciar o sistema direto no desktop, ignorando completamente a tela Iniciar. Na verdade, será possível iniciar o sistema em outros lugares, como a tela All Apps (Aplicativos).

Outra opção permite usar o papel de parede do Desktop na interface moderna, o que dá ao sistema uma aparência mais unificada. Se isso não te anima, saiba que haverá novas cores e fundos para a tlea Iniciar, inclusive com alguns elementos animados. Você também pode criar uma apresentação com suas fotos favoritas e usá-la na tela de bloqueio, o que na prática transforma seu PC, quando não estiver sendo usado, em um porta-retratos digital bem caro.

 

Tempos modernos

Dito isto, a maioria das melhorias no Windows 8.1 foi feita para promover a interface moderna, e não o desktop.

A mudança mais bem-vinda é a possibilidade de personalizar as “Snap Views”, o recurso que permite rodar dois aplicativos lado a lado. Você não estará mais limitado a apenas dois apps, com um deles ocupando um quarto da tela. Será possível escolher a proporção que mais lhe agrada, e até colocar três aplicativos lado-a-lado. É possível ter até mesmo duas cópias (ou duas janelas) do mesmo aplicativo rodando ao mesmo tempo.

Odeia o fato de que todo novo app instalado cria um bloco na tela iniciar? Pois este recurso está sendo eliminado. Novos apps irão aparecer sob o filtro “New” (Novos) na tela All Apps, e a partir dali você poderá adicioná-los à Tela Iniciar se quiser. 

Usuários do Windows RT irão gostar de saber que o app do SkyDrive agora pode salvar arquivos localmente. No momento, ele só pode ser usado para visualizar e acessar os arquivos que já estão na nuvem.

A tela de configuração na interface moderna também será aprimorada. Uma das principais reclamações sobre o Windows 8 é a forma como ele constantemente leva o usuário do desktop para a interface moderna, e vice-versa, um problema exarcebado pelo fato de que você tem de usar o velho painel de controle no Desktop para modificar a maioria das configurações mais avançadas de seu PC. Não mais.

“A nova tela de configuração no Windows 8.1 lhe dá acesso a todos os ajustes de seu PC sem que seja necessário ir ao Painel de Controle no Desktop”, diz o post no blog da Microsoftanunciando os recursos do Windows 8.1.

O Internet Explorer 11 também fará sua estréia no Windows 8.1. Embora a maioria das mudanças soe como algo simples, como carregamento de páginas mais rápido e melhor desempenho em telas sensíveis ao toque, esta versão marca a estréia do recurso de sincronia de abas que já foi visto em versões do Windows Blue que vazaram na internet.

Falando em sincronia, o Windows 8.1. também adiciona a capacidade de sincronizar suas configurações e apps da Tela Iniciar entre múltiplos dispositivos, desde que você faça login neles usando uma Conta Microsoft.

A loja de aplicativos Windows Store e os apps padrão também receberão melhorias. O sistema de buscas está sendo modificado, e “fornecerá resultados globais baseados no Bing, mostrando uma visão agregada e de fácil leitura de várias fontes de conteúdo”. Pode ser algo fantástico ou horrível, não posso esperar para experimentar.

Outras pequenas melhorias incluem mais opções de tamanho para os blocos dinâmicos, novos filtros por categoria na tela All Apps e várias opções para organização dos blocos na Tela Iniciar.

Será que estas mudanças trarão o sucesso, ou será que Windows 8 continuará a desapontar? Você será capaz de julgar por conta própria em 26 de Junho, quando a Microsoft lançar uma amostra do sistema para desenvolvedores, como parte de sua conferência anual BUILD.

 

 

 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Ericsson transforma janelas de ônibus em antenas Wi-Fi

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/24/ericsson-transforma-janelas-de-onibus-em-antenas-wi-fi/

 

Janelas teriam antenas translúcidas embutidas, conectadas a um sistema Wi-Fi interno para uso de passageiros, enquanto viajam pela estrada.

 

A Ericsson pode arranjar concorrentes para o mais estranho produto de rede, se comercializar as suas janelas de ônibus sem fio, exibidas durante a feira CTIA Wireless desta semana.

As janelas teriam antenas translúcidas embutidas, conectadas a um sistema Wi-Fi interno para uso de passageiros, enquanto viajam pela estrada. No exemplo, a antena Wi-Fi dual-band apresentada pela Ericsson era apenas um quadrado de metal vermelho quase invisível incorporado entre as camadas de vidro.

A gigante da infraestrutura móvel demonstrou o conceito no nível superior do seu estande na CTIA, acima de um mostruário de outras tecnologias projetadas para as chamadas redes heterogêneas com ambos Wi-Fi e rádios celulares.

Na terça-feira (21), a empresa anunciou melhorias para o seu software de gerenciamento de rede, que permitirá a operadoras fazer um melhor trabalho em mudar assinantes entre os dois sistemas para a melhor cobertura possível.

A solução da empresa teve sua origem em um problema para usuários wireless em ônibus, carros e trens. Para isolamento e proteção do sol, algumas janelas já estão sendo construídas com finas camadas translúcidas de alumínio imprensado entre o vidro. Combinado com o metal que cobre o restante de um veículo, as janelas essencialmente criam a chamada Gaiola de Faraday, uma caixa que bloqueia todas as ondas de rádio externas, explicou o gerente de programa de marketing da Ericsson, Bryan Coley.

 

Os viajantes em um veículo desse tipo não podem ficar online usando a rede celular ao ar livre, porque o sinal é bloqueado. Mas os pesquisadores da Ericsson decidiram utilizar o princípio de metal em vidro em seu benefício, para construir as antenas para as janelas, juntamente com o metal de isolamento. Embora simples, cada antena reforça o sinal da rede interna.

A rede resultante torna-se parecida com um sistema de Wi-Fi de avião. Os passageiros se conectam a uma rede interna, que usa uma tecnologia de maior alcance, como a LTE, para se conectar ao mundo exterior.

Ao mesmo tempo, usando o sinal de bloqueio de janelas e Wi-Fi interno impede uma situação que pode forçar as redes celulares exteriores - o que é um dos problemas do uso de celulares em aviões. Se uma passageiro aéreo ligar um celular, ele pode forçar as torres de celular terrestres a tentar se conectar com ele, desviando a largura de banda que poderia ser usada por pessoas no chão.

Um trem cheio de passageiros, que tentam alcançar as torres de celular enquanto em movimento, podem tornar mais difícil para as operadoras gerenciar o tráfego. Além disso, pode diminuir rapidamente a bateria dos telefones, já que estão trabalhando duro para obter sinais fracos, disse Coley.

O conceito também pode passar de ônibus e trens para edifícios de escritórios com paredes de vidro, disse. Além de fortalecer uma rede WiFi interna, essas antenas poderão melhorar a cobertura e a capacidade dos sistemas celulares, enquanto alivia a demanda sobre as torres de celular próximas.

 

 

 

 

 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Conheça as diferenças entre 1G, 2G, 3G e 4G

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/conheca-as-diferencas-entre-1g,-2g,-3g-e-4g

 

O 4G está chegando agora ao Brasil, utilizando a tecnologia LTE, prometendo revolucionar a internet móvel no país. Entretanto, o recurso ainda está longe de se popularizar, sendo o 3G ainda predominante no mercado. Mas muito antes da internet de terceira geração já houve o 1G, 2G, entre outras tecnologias.

O Olhar Digital organizou as informações sobre estas redes e a sua evolução até a chegada do 4G:

1G
É o sinal de telefonia analógico. Foi popularizado na década de 1980, mas mal foi utilizado para tráfego de dados, apesar de permitir velocidades semelhantes à conexão discada. O sistema mais utilizado nesta época era o AMPS (Advanced Mobile Phone System), que aos poucos deu lugar ao sinal digital, ou 2G.

2G
Começou a ser implantado na década de 1990, com a implantação do sinal digital, e até hoje é utilizado em várias partes do mundo. Ele utiliza principalmente o GSM (Global System for Mobile Communications) e está estabelecido como o principal recurso de conversação, por oferecer todos as ferramentas necessárias para as operadoras. Para internet móvel, no entanto, já está bastante defasado.

 

Para o tráfego de dados, já foram implantados o que foi chamado de 2,5G e 2,75G, padrões de transição para a tecnologia 3G. O 2,5G equivale ao GPRS (General packet radio service) e oferece velocidades de até 114 kbps. Já o “2,75”G é uma ligeira evolução que utiliza o padrão EDGE (Enhanced Data rates for GSM Evolution), que prevê uma média de velocidade de tráfego de 400 Kbps.

3G
É onde a maioria dos usuários da internet móvel se encontra hoje, incluindo o Brasil. A rede de terceira geração usa principalmente as tecnologias WCDMA ou CDMA e oferece velocidades mínimas de 200 kbps, segundo padrão do IMT-2000, mas promete velocidades muito superiores.

O WCDMA inclui as tecnologias HSPA e a evolução HSPA+, também comercializado no Brasil sob a alcunha de 3G+. O primeiro prevê velocidades de até 14 Mbps, enquanto o segundo chega até 21 Mbps. No Brasil, no entanto, os planos mais comuns são de 1 Mbps.

4G
É a onda do momento, e todas as operadoras de celular estão correndo para conseguir cumprir os prazos da Anatel para implantação da tecnologia aqui no Brasil antes da Copa do Mundo, em 2014. A quarta geração da internet móvel promete revolucionar a velocidade de tráfego de dados no país e utiliza a tecnologia LTE.

Por aqui, ele está sendo implantado na frequência de 2,5 GHz, mas deve a tecnologia deve ser ampliada para a de 700 MHz, vista com mais otimismo. A tecnologia prevê tráfego de dados em até 100 Mbps.