segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pagamento celular sai com BB e Visa



Pagamento celular sai com BB e Visa
Celulares da Nokia poderão fazer pagamentos

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Comissão do Senado regulamenta profissão de analista de sistema

Proposta ainda seguirá para apreciação da Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na quarta-feira (19/08) proposta que regulamenta a profissão de analista de sistema. O projeto do senador Expedito Júnior segue, agora, para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da casa. Caso essa comissão também sinalize de forma positiva, a proposta será apreciada pela Câmara dos Deputados.

Caso seja aprovada em definitivo, a proposta permitirá aos profissionais da área atuarem de forma regulamentada.

O projeto de Expedito Júnior sofreu algumas modificações promovidas pelo senador Marconi Perillo. O substitutivo determina que apenas profissionais com curso superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Processamento de Dados poderão exercer a profissão de analista de sistemas.

A proposta prevê ainda que a profissão de técnico de informática poderá ser exercida por profissionais com diploma de ensino médio ou equivalente ou com curso técnico de informática ou de programação de computadores.

O texto original previa ainda a criação dos conselhos regionais e conselho federal de informática, mas o relator da CCJ explicou que esse tipo de decisão deve partir do Poder Executivo, sendo inconstitucional a criação por meio de projeto de lei.

*Com informações da Agência Senado

 

Anatel autoriza Telefônica a oferecer Speedy novamente

Por Fabiana Monte, da Computerworld

Serviço voltará a ser comercializado dois meses após suspensão. Operadora será acompanhada por técnicos da agência por seis meses.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a Telefônica a voltar a vender seu serviço de acesso à internet em alta velocidade, Speedy. Em reunião nesta quarta-feira (26/8), que teve início às 8h40min e terminou após 13h, o conselho diretor da agência avaliou que a operadora cumpriu as determinações impostas em 23/6, quando o órgão regulador decidiu pela suspensão da venda de novas assinaturas do serviço. O Speedy voltará a ser vendido a partir das 8h desta quinta-feira (27/8), de acordo com a Telefônica.

Conforme COMPUTERWORLD antecipou nesta terça-feira, o conselho diretor decidiu que a Telefônica será acompanhada durante seis meses por técnicos Anatel. Em entrevista à reportagem, a conselheira Emília Ribeiro afirmou que todos os membros do conselho estavam convencidos de que a empresa criou um plano de recuperação do Speedy.

O conselho diretor analisou se a Telefônica cumpriu as determinações indicadas nos itens I e II do documento que proibiu a venda do serviço. Os tópicos dizem respeito à criação de plano para garantir a disponibilidade do serviço, incluindo estratégia de contingência, gerenciamento de mudanças, implantação de redundância de redes e sistemas críticos, planejamento operacional e cronograma que indique data a partir da qual essas medidas estariam implementadas.

A comercialização de novas assinaturas do Speedy foi suspensa devido aos diversos problemas na prestação do serviço registrados este ano. Em 17/7, a Telefônica anunciou a conclusão da primeira das três etapas do plano de recuperação do serviço que envolve investimentos da ordem de 70 milhões de reais.

Histórico
A mais séria das falhas do Speedy ocorreu em julho de 2008, quando os clientes da empresa ficaram por 36 horas sem o serviço. Na ocasião, um problema no roteador, equipamento que faz o controle do tráfego da internet, em Sorocaba, interior de SP, foi apontado pela empresa como o responsável pela pane.

Em abril, o serviço de banda larga da Telefônica ficou instável por quase uma semana. A empresa apontou ataque de crackers como o motivo para a instabilidade do Speedy.

No começo de junho de 2009, foi a vez da telefonia fixa enfrentar problemas, deixando mudos telefones de várias regiões do Estado de São Paulo por 14 horas. Desta vez, a Telefônica culpou um prestador de serviço, que cometeu uma falha humana, de acordo com comunicado distribuído pela operadora.

Uma reportagem de COMPUTERWORLD, que ouviu especialistas e ex-funcionários do alto escalão da operadora, aponta que a excessiva terceirização de serviços e a falta de investimentos estão na raiz dos problemas enfrentados pela companhia.

Em junho, nova instabilidade afetou os usuários do Speedy. A Telefônica disse que os problemas eram localizados e não afetavam vários clientes do serviço.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Atalho no Windows Para Iniciar e Parar Serviço

 

Gus's SOS Brasil


No Windows, muitas vezes precisamos ativar e desativar um serviço, e o caminho para acessar essa tela não é lá muito curto como podemos ver no caso:

Caminho Para Serviços no Windows XP

Menu Iníciar -> Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Serviços

Caminho Para Serviços no Windows Vista

Menu Iniciar -> Painel de Controle

no modo de exibição clássico: Ferramentas Administrativas -> Serviços

no modo de exibição do Vista (incrivelmente é mais longo que do XP): Sistema e Manutenção -> Ferramentas Administrativas -> Serviços

Criando o Atalho Para a Tela de Serviços:

No Windows a tela de serviços pode ser acessada pelo comando: services.msc

Basta criar um atalho no seu ambiente de trabalho (ou em qualquer lugar) e em seu conteúdo colocar a palavra: services.msc. Para criar o atalho clique com o botão direito em cima da pasta que quiser e escolha novo -> atalho.

Windows XP create shortcut

Outros menus podem ser acessados com os seguintes comandos via menu iniciar->executar:

  • Component Services – comexp.msc
  • Computer Management – compmgmt.msc
  • Device Manager – devmgmt.msc
  • Disk Defrag – dfrg.msc
  • Disk Managment – diskmgmt.msc
  • Event Viewer – eventvwr.msc
  • Group Policies – gpedit.msc
  • Local Security Settings – secpol.msc
  • Local Users and Groups – lusrmgr.msc
  • Performance Monitor – perfmon.msc
  • Resultant Set of Policies – rsop.msc
  • Serviços – services.msc
  • Shared Folders – fsmgmt.msc

Atalho Para Iniciar e Parar um Serviço do Windows

Vimos acima como criar um atalho para o painel de serviços do Windows, agora veremos como iniciar ou parar.

Você deve criar um atalho para o comando:

net start nome_serviço

ou no caso de parar:

net stop nome_serviço

Para ver o nome curto do serviço você pode usar a ferramenta sc via linha de comando (menu Iniciar->Executar-> digite "cmd").

Digite então:

sc queryex | more

No caso por exemplo do IIS, servidor de Web do Windows, você veria a seguinte informação:

SERVICE_NAME: IISADMIN
DISPLAY_NAME: Serviþo de administraþÒo do IIS

Use o service_name, no caso IISADMIN para criar seu atalho.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Anatel adia decisão sobre venda do Speedy

Guilherme Pavarin, de INFO Online



Anatel adia decisão sobre venda do Speedy
Speedy, da Telefônica: vendas do serviço ainda estão proibidas pela Anatel, que tomará nova decisão na próxima semana

SÃO PAULO – O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou a decisão sobre a suspensão da venda do Speedy, serviço de banda larga da Telefônica, para a próxima quarta-feira (26).

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aneel adia votação sobre internet via rede elétrica

Pela segunda vez no ano, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, adiou ontem, 18, a votação que definiria as normas de fornecimento de banda larga via rede elétrica.

O motivo do adiamento se deu pela falta de acordo no repasse das tarifas pelas concessionárias. Para reduzir as tarifas dos consumidores, a relatora Joísa Campanher defende que esses ganhos sejam repassados anualmente, já a Eletropaulo prevê que o período seja a cada quatro ou cinco anos.

Na semana passada, Joísa já havia pedido um prazo mais longo para
melhor análise dos relatórios. Ainda não foi marcada uma data para a realização de outra reunião, mas estima-se que acontece na próxima semana.

A
tecnologia utilizada é a Power Line Communication - PLC -, e já foi aprovada pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9033

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como atualizar o Windows XP para o 7

por: Serdar Yegulalp
 
Fazer upgrade local do 7 pelo XP é impossível. Este especial traz algumas dicas de como migrar seus dados sem muita complicação

Com o Windows 7 já disponível em pré-venda, o produto deve se tornar a próxima grande versão do sistema operacional - o que por muito tempo foi título do XP. Mas quem atualmente usa o XP e quiser fazer um upgrade, precisa estar ciente das possíveis complicações. A Microsoft oferece atualização direta do XP para o Vista, mas não abre essa mesma possibilidade do XP para o 7. 

O que isso significa para os usuários? Quer dizer que eles não podem pegar um computador que atualmente roda com o Windows XP e simplesmente colocarem o DVD de instalação do Windows 7 e atualizá-lo, mantendo programas e dados intactos. 

Essa situação deve enlouquecer algumas cabeças, incluindo a minha. Parece injusto negar aos usuários do XP - o maior segmento do mercado entre os usuários do Windows - o poder de atualizar seu sistema diretamente para o Windows 7. Mas como veremos neste especial, os obstáculos são, na verdade, questões sobre quais caminhos seguir e em qual ordem. 

O que não se pode fazer e por que

Como esse assunto pode gerar confusão, é necessários explicar os detalhes da forma mais clara possível. O usuário não pode:

  1. Pegar uma instalação existente do Windows XP;
  2. Rodar a instalação do Windows 7;
  3. e fazer upgrade daquela cópia do XP para o 7, mantendo dados e programas intactos. 

O que se pode fazer

  1. Instalar uma cópia do Windows 7 no mesmo computador, em paralelo com a instalação do XP;
  2. Instalar uma cópia do Windows 7 no mesmo computador e substituir completamente a instalação XP existente;
  3. Instalar uma cópia do Windows 7 em um novo computador e então migrar dados e aplicativos da instalação XP existente. 

Tanto a primeira quanto a terceira opção são não-destrutivas: elas mantêm a instalação XP existente intacta de uma forma ou de outra, e permitem que o usuário copie para o outro sistema o que é importante. A segunda opção é a menos útil, portanto será citada aqui apenas de forma periférica. 

A pergunta que mais intriga os usuários é: por que a Microsoft tornou impossível fazer upgrade do XP para o 7? Por dois motivos - um relativamente novo e o outro já é bem familiar entre aqueles que tentaram fazer algum upgrade e deram com a cara no chão. 

  • 1 - Instalações por upgrade geralmente são estranhas por natureza. Muitas pessoas reclamam de problemas com essas instalações que nunca aparecem em instalações limpas, talvez porque sofram menos variações, o que faz muita diferença no final das contas. Eu já tive muitos desses problemas, tantos que cheguei ao ponto de dizer que jamais faria novamente, já que criam tantos problemas quanto prometem resolver. 
  • 2 - São tantas as diferenças técnicas entre o XP e o 7 que tornam o upgrade impraticável. A regra empírica geral para casos assim é que o upgrade deve ser feito respeitando as gerações: XP para o Vista e Vista para o 7, mas não XP para 7. 

Mas lembre-se que isso não te impede de comprar a mídia de upgrade do Windows 7 e usá-la para fazer upgrade em um PC XP existente. Você pode fazê-lo sem problemas - apenas não poderá usar sua instalação XP existente. Você terá de migrar ou fazer backup dos seus dados e então instalar o Windows 7 em paralelo ou limpar tudo e começar o zero. 

Ainda há outros pontos importantes a serem mencionados. Não são todos que passaram por isso, mas eles surgiram em algumas de minhas experiências e podem ser relevantes aqui:

  • 1 - Você não pode fazer upgrade de nenhuma versão 32-bit do Windows diretamente para uma versão 64-bit. Você precisa de uma instalação limpa. Instalação paralela também funciona. 
  • 2 - Você não pode realizar um upgrade local de nenhum tipo fazendo boot por um DVD, mesmo que tenha um sistema operacional válido para upgrade local. Você precisa fazer boot do sistema que vai sofrer a atualização para depois inserir o DVD e fazer o upgrade. 
  • 3 - Não é possível fazer upgrade da versão beta do Windows 7 para sua versão final. Nesse caso, você também terá de fazer uma instalação limpa. 
  • 4 - E fazer o upgrade do XP para o Vista e do Vista para o 7 também não é aconselhável - além de ser um desperdício absurdo de licença do Vista, vai causar tanta falha que simplesmente não vale a pena.  

Agora que você já tem uma ideia sobre a dimensão do problema, é hora de apresentar algumas soluções. 

Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=60164&utm_source=newsletter_20090819&utm_medium=email&utm_content=Especial:%20como%20atualizar%20o%20Windows%20XP%20para%20o%207&utm_campaign=ITWebDirect&__akacao=169769&__akcnt=77eedb42&__akvkey=ac40 

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Gmail é o terceiro serviço de e-mail mais usado nos EUA

Dados da comScore revelam que o Gmail se tornou o terceiro serviço de e-mail mais utilizado dos Estados Unidos no mês de julho. O recurso de mensagens eletrônicas do Google conseguiu superar a AOL.

O ranking atual nos EUA tem o Yahoo Mail como líder, com 106 milhões de usuários únicos, e em seguida o Hotmail, da Microsoft, com 47 milhões de cadastros. Segundo números divulgados pelo site TechCrunch, o Gmail está atualmente com 37 milhões de usuários e a AOL com 36,4 milhões.

Em relação ao ano passado o Gmail demonstrou crescimento. O número de usuários do serviço do Google aumentou 46% nos últimos 12 meses. A concorrente AOL registrou queda de 19%. O Hotmail e o Yahoo Mail tiveram, respectivamente, crescimento de 3% e 22%.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9024

Vazam supostas imagens do Google OS

Nesta segunda-feira, 15/08, o site Mashable divulgou imagens que, supostamente, seriam do sistema operacional Chrome. O SO é baseado em Linux e está sendo desenvolvido pelo Google.

Enviado por uma fonte desconhecida, as imagens mostram a plataforma instalada em um computador. As fotos não possuem garantia nenhuma de serem verdadeiramente do Chrome.

Apesar do conhecimento oficial sobre a criação do sistema operacional, o Google não informa em que ponto está o seu desenvolvimento.


Nos Estados Unidos, PS3 Slim por US$ 299

Uma notícia muito boa para os amantes de vídeo games: Playstation 3 Slim poderá ser vendido por US$ 299. O anuncio foi feito pela loja de varejo online KMart.

O PS3 Slim deverá chegar aos consumidores com HD de 80 GB, Blu-Ray, cabo HDMI e um controle. A data oficial de lançamento dessa versão mais barata do console está prevista para o próximo dia 24.

Atualmente a Sony é a terceira marca em venda de vídeo games, ficando atrás do Nintendo
Wii e do Xbox 360, da Microsoft.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9029

Veja o que levar em conta na hora de escolher sua nova TV

Fique atento aos detalhes para não perder dinheiro
Tá afim de comprar um Televisão nova mas tem medo de fazer a escolha errada? Nesta matéria damos várias dicas de como optar por uma TV que se adapte às suas necessidades sem que você perca qualidade.

Agora mais algumas dicas:

Para não errar no tamanho da TV explicaremos como descobrir o tamanho de tela ideal para cada ambiente.

Ao contrário do que alguns afirmam, grandes telas não exigem espaços tão grandes assim. E existem até fórmulas para calcular o tamanho ideal para sua sala.

O primeiro passo é medir a distância entre o sofá e a tela e fazer uma conta simples de multiplicação.

No caso de TVs de alta-definição, multiplique o número de metros por 21. Por exempl se a distância entre o seu sofá e sua televisão é de 2 metros, o ideal é que sua tela tenha 42 polegadas e assim por diante. Essa é uma distância média, que garante que nossos olhos conseguirão perceber a diferença de qualidade oferecida pelas TVs de alta definição.

A relação abaixo mostra a variação de distâncias, para imagens em definição standard e em high definition:

Imagens standard: Multiplique a distância por 12 polegadas

Imagens em alta-definição (1080i): Multiplique a distância por 18 polegadas

Imagens em Full HD (1080p): Multiplique a distância por 21 polegadas

Quer saber ainda mais sobre aparelhos de televisão? Nos links abaixo você pode ver outras matérias que produzimos sobre novas TVs.

LED TVs: conheça a tecnologia

As melhores TVs entre as mais baratas

TV Digital no Brasil: o panorama atual
 

Desligamento automático do micro

 

Aprenda como fazer com que seu computador desligue automaticamente após alguma tarefa ou tempo determinado

Download pesado, conversão de vídeos, cálculos complexos. Esses são alguns exemplos de atividades demoradas que, muitas vezes, são desempenhadas pelo computador sem que você possa fazer mais nada, a não ser esperar. Aí surge a dúvida: você fica por perto, dando uma olhada na máquina enquanto ela trabalha, ou simplesmente deixa o equipamento ligado direto? A solução para o dilema está numa programação simples que faz com seu computador se desligue sozinho, depois de um tempo determinado, ou num horário pré-estabelecido.

Download do Alarm Me: http://rbytes.net/software/alarm-me-review/

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=3797&/DESLIGAMENTO+AUTOMATICO+DO+MICRO

Aneel vota normas para internet via rede elétrica

A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, deverá votar nesta terça-feira, 18, a resolução que definirá as normas para o uso da rede de distribuição de energia para internet banda larga.

A pauta seria votada na semana passada, mas foi adiada pela juíza Joisa Campanher Dutra, que pediu mais tempo para estudar o processo. Em abril deste ano, a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, deu aval para o uso da
tecnologia Power Line Communication - PLC -, e agora a aprovação definitiva depende apenas da Aneel.

Segundo a Aneel, a transmissão de banda larga pela rede elétrica não provocará interferências entre os dois serviços, já que cada um trabalha com freqüências distintas.

Para saber mais sobre internet via rede elétrica, clique
NESTA MATÉRIA que o Olhar Digital produziu.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9026

sábado, 15 de agosto de 2009

Baixe Editor de Foto Gratis Paint.Net 3.5

 

Gus's SOS Brasil


Se você acha que o Paint do Windows é um programa muito fraco e inútil mas também tem problemas e dificuldades para usar o Photoshop, existe mais uma boa alternativa que fica na linha intermediária.

paint.net logo

Já falei aqui do excelente Photoscape que dá um banho até no Picasa, porém se você precisa de um programa para criar desenhos, uma melhor alternativa é o Paint .NET, que agora está na versão 3.5 e é totalmente grátis.

 paint.net

O Paint.NET é um editor grátis para imagens e fotos que funciona em computadores com o Windows. Talvez o nome Paint seja em homenagem ao fraco programa que vem instalado junto com o Windows, mas o Paint.NET é muito melhor e contém diversas ferramentas como edição em camadas (layers) e efeitos especiais tal como o Photoshop faz.

Recomendo o Paint.NET para quem tem Windows, substitui com classe o tradicional Paint. Para instalar o Paint.net você precisa do Windows XP (SP2 ou superior), Vista, 7 ou Windows Server (2003 SP1 ou superior).

O Framework .NET 3.5 também é um pré-requisito.

Baixe o Paint .NET 3.5 Gratis

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aprenda ou melhore seu inglês e espanhol de graça pela web

Aulas podem ser feitas assistindo a episódios dos Simpsons ou Rattatouille, por exemplo

Do you speak English? ¿Hablas español? Quer aprender essas línguas, e de graça? A dica desta matéria também serve para os já iniciados nos idiomas. O Olhar Digital descobriu o Yappr, um site bem bacana que te ensina as duas línguas de uma forma bem simplificada e divertida. Vale a pena se cadastrar e começar as aulinhas. Basta acessar o link abaixo:

Yappr
 

Serviços Públicos Online

Veja como sites do Governo podem te ajudar no dia-a-dia
Os mais velhos se lembram do tanto que era difícil realizar tarefas que, hoje, são corriqueiras. Por exemplo: se você quisesse emitir um Passaporte, era bom separar um dia inteiro para isso. E para declarar Imposto de Renda? Até o seu contador se perdia em meio a tantos números. Hoje, tudo está mais fácil graças à ajuda da Internet. Veja alguns serviços online que podem te salvar tempo e dinheiro:

Título de eleitor online
Declaração de Imposto de Renda
Consulta aos lotes de restituição do IR
Nota Fiscal Paulista
Atestado de antecedentes (SSP)
Certidão de antecedentes (PF)
Passaporte
Multas
Pontos na carteira
IPVA
FGTS
Boletim de ocorrência
CPF
IPTU

AVG lança antivírus grátis para pequenas empresas

A AVG Technologies lançou nesta quarta-feira ,12, um antivírus gratuito para micro e pequenas empresas. Totalmente em português, o AVG Antivírus Free: Small Business Edition (SB Free) utiliza a tecnologia LinkScanner, que tem o objetivo de proteger a máquina programas espiões e outros tipos de ameaças online.

Para ter o direito de usar o SB Free, as
empresas precisam estar registradas no site da AVG. Uma licença do antivírus permite o acesso de cinco usuários da pequena empresa. O software está disponível para os sistemas operacionais Windows XP, Vista e 7.

O objetivo da companhia com essa novidade é se aproximar das micro e pequenas empresas que, por vezes, não têm condições de arcar com uma licença legítima.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8983

Crie Seu Favicon Online Gratis

 

Gus's SOS Brasil


 

Favicon é o nome dado ao ícone que fica ao lado do endereço http de um website. Estas pequenas figuras com extensão do tipo ".ico" fazem obrigatoriamente parte do design, mas não é tão fácil encontrar um programa grátis para cria-las.

favicon.ico Generator-1

O site favicon.cc permite criar os chamados favicon de forma rápida e eficiente, você ainda pode salvar para usar depois quando quiser. Caso esteja sem inspiração, pode navegar pelas milhares de figuras criadas por outras pessoas e até usar uma cópia no seu projeto.

O favicon.cc é beta, mas convenhamos que para criar um ícone destes não é necessária nenhuma ferramenta de outro planeta.

Leia: Como colocar o logotipo favicon na barra de endereços no navegador.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Office vai rodar nos celulares Nokia

Acordo entre Microsoft e fabricante finlandesa será anunciado nesta quarta-feira (12/8).

A desenvolvedora de software norte-americana Microsoft chegou a um acordo com a fabricante de celulares finlandesa Nokia, segundo fontes próximas ao assunto, informa o The Wall Street Journal.

Pelo acordo,  a versão móvel do pacote de aplicativos para escritório Office vai rodar nos celulares da Nokia.

A aliança entre a Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, pode ajudar a Microsoft no segmento móvel e fortalecer o pacote de aplicativos Office que enfrenta a competição de soluções gratuitas do Google e da Sun Microsystems, segundo o Wall Street Journal.

As duas empresas competem no segmento móvel. A Microsoft desenvolve o sistema operacional Windows Mobile e a Nokia faz o Symbian, software que vai em seus celulares.

Nos últimos tempos, Microsoft e Nokia enfrentam forte competição de novas tecnologias, como o
iPhone, da Apple, o BlackBerry, da Researh in Motion, e o sistema operacional Android, do Google.

Nesta quarta-feira (12/8), as duas empresas vão realizar conferência de empresa para fornecer mais informações do acordo.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2009/08/11/office-vai-rodar-nos-celulares-nokia/

 

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Microsoft argumenta que 'morte do IE6' é uma opção do usuário

Escolha de atualização do navegador é do usuário, diz empresa de software em resposta a empresas de web que encerrarão suporte ao antigo browser.

A Microsoft respondeu às campanhas na rede pedindo o fim do navegador Internet Explorer 6 (IE6), na segunda-feira (10/8), argumentando que "a escolha de atualização de um software no PC é do responsável pelo micro".

Esta semana, a rede social
Orkut, do Google aderiu a um movimento pelo fim do suporte ao browser lançado pela Microsoft em 2001. Na semana passada, mais de 40 empresas de internet "startups" aderiram à campanha "Matem o IE6".

Em um post no blog do IE, o gerente geral do grupo do Internet Explorer, Dean Hachamovitch, afirma que a Microsoft tem encorajado a migração para o browser mais recente e que embora a atualização seja um tema simples para entusiastas de tecnologia, não é para empresas.

"Muitos PCs não pertencem a entusiastas, mas a organizações (...) responsáveis por dezenas ou centenas de milhares de PCs. (...) Para eles, o custo do software não representa apenas o preço de aquisição, mas o custo de desenvolvimento, manutenção e de assegurar que ele funcione com suas infraestruturas de tecnologia (...). Mesmo que eles (ou desenvolvedores de sites, ou a Microsoft ou qualquer um) queiram que a migração para o IE8 seja feita agora, o software de cada PC faz parte de um cenário maior de Tecnologia da Informação (...)" disse Hachamovitch.

Um dos motivos para a campanha contra o IE6 ter recebido apoio de diversas empresas de internet é que o antigo navegador da Microsoft aumenta os custos de desenvolvimento de sites 2.0, que usam tecnologias dinâmicas, como as linguagens de programação Ajax.

"O resultado disso é termos, durante anos, que desenvolver (fazer malabarismos, gambiarras, css hacks, ifs a mais nos JavaScripts, sem falar no bug da borda que some e aparece) sites e aplicações para rodarem dentro de um software desatualizado, que não segue padrões e que exige/consome muito mais tempo de desenvolvimento, ou seja, mais dinheiro", afirmou Rodrigo Leme, gerente de projetos da agência digital Espiral Interativa, em um
post sobre o legado do IE6 no IDG Now!.

Hachamovitch explica que a Microsoft se comprometeu a manter o suporte ao IE com o Windows durante o ciclo de vida do produto - no caso do IE6, com o Windows XP, que terá seu
suporte estendido até 2014. "Muitas pessoas esperam garantir que aquilo que receberam originalmente com o sistema operacional continue funcionando", independente das novas versões lançadas.

O engenheiro da Microsoft cita uma pesquisa sobre o uso do IE6 feita pelo Digg, serviço de categorização de conteúdos online, afirmando que 17% dos usuários do browser não sentem necessidade de atualizá-lo. Entre os usuários do Internet Explorer que acessaram o IDG Now! em julho deste ano, 25% usam o Internet Explorer 6.

"Continuaremos incentivando os usuários do Windows a fazerem a atualização para a versão mais recente do IE. Nós também continuaremos respeitando suas escolhas sobre os navegadores que utilizam", afirma o engenheiro da Microsoft.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/08/11/microsoft-argumenta-que-morte-do-ie6-e-uma-opcao-do-usuario/

Conheça os 11 sites mais interessantes da nova internet

Por Computerworld/EUA

Framingham - Desde organizar sua vida até dar uma cara mais pessoal à sua diversão online, 11 sites mostram o que a nova web é capaz de fazer.

Chame-os de sites da Web 2.0 ou de mashups, novos endereços online estão borbulhando por toda a grande rede mundial. E mais do que apresentar dados, eles as estão processando as informações em novos formatos.

Alguns deles operam com informações alimentadas pelos internautas, permitindo que o usuário as manipule, rastreie ou compartilhe como em uma agenda ou lista de tarefas. Outros, chamados de mashups, coletam dados de diferentes sites e os transformam em algo novo. Todos fazem parte da evolução da internet além de alguns pontos de informação espalhados.

Desde ajudá-lo a organizar sua vida a dar uma cara mais pessoal à sua diversão online, aqui estão 11 exemplos que mostram o que a nova web é capaz de fazer:

Assistentes pessoais


GrandCentral
Você já quis ter o mesmo controle sobre chamadas telefônicas recebidas, que tem no e-mail? O GrandCentral - agora pertencente ao Google - fornece ao usuário um novo número de telefone e encaminha as chamadas para quaisquer outros números especificados pelo usuário.

Dependendo de quem faz a chamada, o usuário pode direcioná-la ao telefone do trabalho, de casa para o celular ou para todos ao mesmo tempo. O serviço também permite o direcionamento de algumas chamadas diretamente ao correio de voz - oferecendo diferentes mensagens dependendo da origem das chamadas - e que o usuário puxe os recados em qualquer browser. A vantagem mais interessante talvez seja o a possibilidade de bloquear permanentemente chamadas de qualquer pessoa ou spammer.

Highrise
O Highrise é uma ferramenta online de CRM (Customer Relationship Management). Basicamente, é um banco de dados de contatos, lembretes e notas fácil de usar. Como ele está online, é possível compartilhá-lo na empresa ou em qualquer lugar que ofereça acesso à internet.

O serviço oferece uma conta gratuita para até dois usuários, capaz de armazenar 250 contatos, e uma conta Max, para um número ilimitado de usuários e capacidade de armazenar 50 mil contatos, na qual são cobrados 149 dólares.

Jott
O Jott serve para aqueles momentos em que o usuário está longe de seu computador  - e perto do telefone - e se lembra de alguma coisa que precisa fazer no dia seguinte ou de algum compromisso do qual precisa ser lembrado em uma semana. Para resolver o problema, basta telefonar para o Jott e ditar sua mensagem.

O serviço traduz a mensagem em texto e a envia por e-mail a qualquer e-mail registrado pelo usuário no sistema.

Se a informação deve ser enviada futuramente, é possível pedir que o Jott envie a mensagem como um lembrete. O usuário ainda pode usar o Jott para fazer publicar posts em seu blog ou no Twitter, ou para adicionar tarefas em sua lista de afazeres, como "Remember the Milk" (veja o serviço a seguir) e sites que fazem este serviço.

Remember the Milk
Este é um serviço de gerenciamento de tarefas online, com uma interface limpa, objetiva e que está acima de seus concorrentes.

Como qualquer programa de calendário no desktop, o Remember the Milk cria uma lista de tarefas e os prazos para que sejam realizadas. Novas tarefas podem ser adicionadas via browser ou e-mail.

Entre os diferenciais do Remember the Milk destaca-se o envio de lembretes das tarefas via e-mail, mensagem de SMS no celular ou por comunicador instantâneo. O usuário pode ainda compartilhar suas listas de tarefas com a família ou com uma equipe do trabalho para que eles também adicionem tarefas, o que é uma função quase impossível em programas que estão fora do ambiente de servidor da empresa.

Visualizando informações

Pageflakes
Conhece páginas de portais que você pode customizar com diferentes fortes de informações, como a página inicial do Yahoo ou o iGoogle? Pois o Pageflakes é o portal mais personalizável que você pode imaginar.

O "flakes" em sua página pode conter quase tudo - de notícias familiares a sites de esportes, meteorologia, feeds de RSS e blogs, a podcasts ou a um alerta do Facebook - entre mais de 200 mil flakes disponíveis atualmente.

O internauta também pode carregar páginas de interesses especiais criadas por outros usuários do Pageflakes e publicá-las como Pagecasts, como uma recente página criada para acompanhar o torneio de basquete March Madness.

Liveplasma
Abrir um mapa no Liveplasma é como adentrar um sistema solar ligado a shows e filmes. Ao digitar o nome de uma banda, por exemplo, o Liveplasma gera um campo de esferas, com a banda procurada ao centro, apresentando outros grupos com sons similares ao redor.

O tamanho da esfera depende da popularidade do artista, e sua cor se relaciona ao quanto ele se aproxima da banda central.

O processo de seleção é um pouco obscuro e o banco de dados tem algumas falhas - ao buscar "Lily Allen" acessei um mapa de Woody Allen, por exemplo -, mas é uma maneira fascinante de explorar similaridades entre artistas em uma nova forma de exibir informações.

WeatherBonk
O WeatherBonk, por outro lado, está longe de ser visualmente estonteante, mas ainda satisfaz qualquer um que realmente queira saber a previsão do tempo.

O serviço coleta dados de sistemas de meteorologia nacionais como Weather Underground e National Weather Service, além de diversas estações de medição do clima em residências e escolas.

Os dados são exibidos em uma tela que mostra a previsão atual do tempo em um mapa no Google, com dados sobre temperatura e imagens de webcams da região pesquisada.

Mapas e mashups

CommunityWalk

Você conhece aqueles pequenos marcadores que vê quando faz buscas por uma pizzaria no Google Maps? O CommunityWalk permite que você crie seu próprio mapa com marcações estabelecidas adicionando um endereço ou apenas clicando sobre o mapa.

Você também pode adicionar um selo ou notas para cada localidade. Eu usei o serviço para fazer um mapa dos locais onde os membros de um fórum de internet local oferecem casas para passar o final de semana. Você pode categorizar os locais com ícones diferentes para cada categoria. O mapa pode ser classificado como privado, compartilhado com pessoas que recebem a URL do usuário, o público, passando a aparecer em uma lista no site e em sistemas de buscas.

Gmaps Pedometer

Quer saber a distância percorrida em sua caminhada matinal? Basta entrar neste site, buscar a localização no Google e começar a clicar em pontos de sua rota.

Desta forma, o Gmaps Pedometer irá calcular a distância total de suas andanças. E se você adicionar suas informações de peso, o sistema lhe dará uma estimativa de quantas calorias foram perdidas.

HousingMaps
Onde será que ficam todos aqueles apartamentos anunciados no Craigslist, afinal de contas? Vá ao housingmaps.com, escolha uma cidade listada no Craigslist pelo menu, digite uma faixa de preço, número de quartos ou outro critério de seleção e você terá um mapa mostrando onde estão localizadas todas as ofertas de imóveis.

Você também tem acesso a todas as ofertas ao lado do mapa. Clique no ícone ao lado de cada uma delas e surgirá um pop-up no mapa com título da oferta e endereço, ou clique direto na oferta para ir ao Craigslist. É uma ferramenta útil se você está planejando uma mudança, mas também é uma maneira divertida de passar o tempo, sonhando em se mudar para uma nova cidade.

Goggles
Carregue o mapa da sua cidade natal ou qualquer outro lugar que queira visitar e se divirta pilotando um aviãozinho bimotor animado em Flash sobre o local. Você pode até bombardear antigos locais de trabalho ou lugares pelos quais não tem simpatia.

Se você se perder, apenas mergulhe até colidir com o solo e comece tudo de novo. O Goggles abre com uma lista de 22 locações, incluindo Nova York, Los Angeles, Helsinki (Finlândia), Heraklion (Creta), a até Marte e a Lua (embora os testes com essas duas últimas não tenham funcionado). Também é possível definir seu próprio ponto de partida, embora o processo seja mais complicado e envolva mais passos. Mas se você encontrar o local desejado, é só voar por lá.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/04/16/conheca-os-11-sites-mais-interessantes-da-nova-internet/

Baixe uTorrent 2.0 Beta Com Suporte a Tracker UDP

 

 uTorrent logoA nova versão do melhor programa de torrent, o µTorrent 2.0 beta 16081, esta disponível para download. O cliente torrent é um programa usado para baixar e compartilhar arquivos na internet via o protocolo bittorrent. Veja como baixar programas, filmes, jogos, seriados ou qualquer arquivo da internet via torrent.

Com suporte ao modo de tracker UDP, que agiliza as conexões diminuindo a carga do servidor, o µTorrent 2.0 dá um importante passo para melhorar ainda mais o compartilhamento de arquivos.

Baixe agora o µTorrent 2.0 Beta, é grátis e excelente. Lembre-se que a versão é Beta, ou seja, com finalidade para testes, mas com funcionamento bem legal. Infelizmente somente suporte para Windows por enquanto.

Atualizar Windows 7 RC Para RTM (Final)

 

Gus's SOS Brasil


A versão final do Windows 7 saiu essa semana para quem é assinante do MS Technet, e se você tem em suas mãos uma cópia, se ainda não instalou, deve estar pensando o trabalho que vai ter em reinstalar todos os programas do seu Windows 7 RC.

O problema é que não é possível fazer uma atualização do Windows 7 RC para RTM via processo normal conforme as regras da Microsoft. Mas, se você precisar e quiser mesmo fazer a atualização, precisa de um pequeno ajuste ou hack, que já mostro a seguir.

windows 7 install screen

O Problema

Quando você coloca o novo Windows 7 para instalar e ele avisa que você não pode fazer uma atualização, pois checa se a versão atual é RC (Release Candidate).

A Solução

Você deve editar um arquivo dentro da instalação do Windows 7. Copie todos os arquivos do DVD para seu disco rígido para poder prosseguir. No caso de estar usando uma imagem ISO, faça a descompactação via WinRAR ou 7-Zip.

Depois de copiar todos os arquivos vá na pasta "Sources" e edite o arquivo cversion.ini

Ao editar este arquivo você verá seguinte informação:

[HostBuild] MinClient=7233.0 MinServer=7100.0

Altere o valor do MinClient para 7000, ficando assim:

[HostBuild]
MinClient=7000.0
MinServer=7100.0
</pre>

Salve o arquivo.

Agora basta executar o arquivo setup.exe e prosseguir com a instalação e atualização normal.
Um detalhe importante é que somente funciona o hack de Windows 7 Ultimate RC para Ultimate RTM.
Apesar de depois deste hack você conseguir fazer a atualização do Windows 7, é recomendado que você faça uma instalação limpa, do zero, no seu Pc pois isso faz com que tudo funcione melhor e mais rápido.

 

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cinco coisas que você deve fazer com um PC novo antes de usá-lo

Preparar um computador para enfrentar os desafios do dia-a-dia pode economizar um tempo precioso no caso de problemas no futuro.
PC_Novo2_ilustra150.jpg
 
Vamos partir da premissa de que você sabe como retirar o seu computador novo da caixa, plugar todos os cabos necessários (no caso de um desktop), conectá-lo à rede doméstica se tiver uma e, claro, ligá-lo. Também consideramos que o seu PC tenha vindo com sistema operacional instalado.

Se você é capaz de fazer tudo isso, deve estar se questionando que motivos teria, então, para continuar lendo esse texto. A resposta é simples. Mesmo com os fabricantes entregando computadores novos prontinhos para ser utilizados, existem alguns ajustes e configurações que precisam ser feitos.

Fazem parte dessa rotina inicial eliminar coisas que não se deseja (e, creia, seu sistema deve ter uma porção delas lá), criar contas no sistema operacional para quem for usar o PC, instalar aplicativos e fazer o primeiro backup de segurança, afinal você não gostaria de ter todo esse trabalho novamente, não é?

Abaixo, listamos cinco ações que você deve fazer com seu computador novinho antes de colocá-lo em uso.

Remova o lixo pré-instalado
O número de aplicativos desnecessários que os fabricantes instalam no disco de um PC novinho em folhe é assustador. Mas como saber se realmente não vai precisar dele?

Há uma regra básica que costuma funcionar: se o aplicativo está lá e você não o quer, não sabe sua função, tem outro aplicativo de sua preferência e que faz a mesma coisa, então trata-se de um programa desnecessário e que você pode viver sem ele. Mantê-lo instalado significa que ele vai ocupar espaço no seu HD e pode até gerar conflito com outra aplicação que venha a ser instalada por você.

Se ainda assim você não estiver certo sobre a importância do que encontrar, tente responder à seguinte pergunta: se ele veio instalado no computador e NÃO faz parte do Windows, então é lixo e você viver sem ele tranquilamente.

pc_decrapifier_tela.jpg

Feito o levantamento inicial, a pergunta seguinte é: como se livrar dele. Uma boa alternativa é utiliza o PC De-Crapifier. Gratuito, a função deste utilitário é fazer exatamente isso: indique o que não se quer mais que ele faz o serviço sujo por você. Se alguma coisa escapar às garras do De Crapifier, você poderá ainda contar com o Revo Uninstaller, também gratuito, para remover.

Crie as contas de usuário
Caso o seu computador venha a ser utilizado por mais de uma pessoa, o ideal é que cada uma delas tenha contas separadas.

Para fazer isso, no Vista, clique em Iniciar, Painel de Controle e depois no ícone de Contas de Usuário. No Windows XP, clique em Iniciar, Configurações, Painel de Controle e depois no ícone Contas de Usuário.

Você deve criar uma conta para cada pessoa que terá acesso ao PC. Mas cuidado na hora de atribuir privilégios de Administrador. Lembre-se: quem o possui pode fazer qualquer coisa no PC.

Instale os aplicativos
Depois que tiver removido tudo o que não interessa e definido quem terá acesso ao novo computador, é chegado o momento de recheá-los com as coisas que realmente interessam.

Os primeiros softwares que você de instalar são aqueles que irão lidar com a segurança, tais como soluções integradas de segurança, firewall, anti-spyware, etc. Uma vez instalados, a etapa seguinte consiste em atualizá-los imediatamente para a versão mais atual de cada um deles nos sites dos respectivos desenvolvedores (ou por meio de função específica que eventualmente cada aplicativo possua).

Com relação aos demais aplicativos, como suítes de escritório, editores de imagem e vídeo, players de música, salvo exista uma razão explícita para utilizar as versões mais atualizadas (traduzindo: problemas de seguranças), opte por instalar aquelas que você já conhece e está acostumado a usar. É provável que, no PC novo, seus velhos aplicativos apresentem um desempenho superior.

Faça backup do sistema
Os computadores mais recentes costumam trazer uma ferramenta de recuperação de sistema, em geral guardada em uma partição escondida do disco rígido, responsável por restaurar o HD para o estado em que saiu da fábrica, incluindo todo aquele lixo que você já removeu.

Por isso, sugerimos que você faça sua "própria" ferramenta de recuperação, que irá fazer com que o Windows, em caso de problemas, volte a ficar exatamente do jeito que você deseja. E a melhor maneira de fazer isso é com uma ferramenta de backup de imagem de disco.

Caso use o Vista Business ou Ultimate, seu computador já possui um software para isso. Para usá-lo, clique em Iniciar, digite backup, selecione Backup Status e Configuração e pressione a tecla Enter. Clique em Backup completo do PC e em Criar um backup agora. Para outras versões do sistema operacional, uma boa alternativa é o DriveImage XML.

Transfira o conteúdo do PC antigo para o novo
Caso esteja trocando de computador, a maneira mais fácil de importar seus arquivos pessoais do PC velho para o novo e conectar ambos à rede e, no novo PC com Vista clicar em Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Ferramentas de sistema e Transferência fácil do Windows. Caso utilize o XP na máquina nova, selecione Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema e Assistente para transferências e configurações. Basta seguir as orientações do assistente para, em pouco tempo, ter os dados replicados no sistema novo.

Se não dispuser de uma conexão de rede, utilize um drive externo para copiar os dados.